06/03/2023

5G chega à região Sul, mas desconexão nas estradas preocupa cadeia logística

 5G chega à região Sul, mas desconexão nas estradas preocupa cadeia logística



A chegada da rede 5G é esperada com expectativa pelos brasileiros para terem acesso a uma internet mais veloz e prática. No entanto, a tecnologia deverá ficar concentrada nos grandes centros. Ou seja, quem estiver nas estradas não deverá perceber nenhuma mudança em relação ao cenário atual.


De acordo com os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apenas 4,32% do território brasileiro possui cobertura 3G e 12,45% o 4G. Para o setor de transporte de cargas, a quinta geração de rede permitirá a otimização do acompanhamento dos caminhões.


"A mudança é que vamos conseguir trafegar com dados mais altos e automaticamente conseguiremos ver a câmera em tempo real nos caminhões. Hoje conseguimos ver com o 4G, mas é ruim. Não há uma revolução, é só uma melhoria que vai dar um passo a mais no tráfego de dados", explica Eduardo Ghelere, diretor executivo da Ghelere Transportes.


No entanto, os rastreadores instalados nas frotas de caminhão necessitam de uma conexão mínima 3G para funcionar e possibilitar o monitoramento e a segurança da carga e do transportador. Atualmente, com a desconexão de rede, é comum que os motoristas precisem andar quilômetros para conseguir pedir ajuda quando há algum problema com o veículo.


"Não adianta ter o 5G nos grandes centros, se para o nosso setor não impacta tanto quanto ter o 3G na beira da pista. Temos um caminhão que raramente quebra, mas se acontece é no fim de semana, onde o celular não tem sinal e o motorista precisa andar um quilômetro para falar que o veículo quebrou. Sabemos que ele está parado, mas não sabemos se ele está na beira da pista ou num posto de gasolina., pontua Ghelere.


A Anatel prevê a instalação do 5G nas rodovias, mas não divulgou detalhes sobre calendário e prioridades.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais
 Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

04/07/2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

O país explora 48% da malha hidroviária economicamente navegável. Atualmente existem 41,7 mil quilômetros de vias navegáveis e 20,1 mil quilômetros são utilizados para transporte de carg (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.