16/12/2024

ABOL lança o primeiro Inventário de emissões do setor de logística

 ABOL lança o primeiro Inventário de emissões do setor de logística



A Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) lançou o primeiro Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) das associadas à ABOL, em parceria com o Instituto Via Green, como parte de suas ações voltadas às políticas ESG. O levantamento revelou que a queima de combustíveis fósseis, principalmente o diesel, é a principal fonte de emissões, representando 94,5% do total. Participaram do estudo 20 empresas, que apontaram os altos custos e a necessidade de investimentos como principais desafios para implementar ações de redução de emissões.


Os dados principais do estudo revelam:







  • Emissões totais: 973.987 tCO2e, sendo 93.741 tCO2bio de fontes naturais.




  • Distribuição por escopos:



    • Escopo 1: 58,8% (emissões diretas, como transporte);




    • Escopo 2: 0,3% (energia adquirida);




    • Escopo 3: 40,8% (emissões indiretas complementares).








  • Uso de combustíveis: Diesel (94,5%), gasolina (5%) e etanol (0,002%).




  • Apenas 33,3% das empresas possuem metas climáticas para todos os escopos, e 44,4% têm planos de adaptação às mudanças climáticas.






O processo de desenvolvimento do inventário envolveu a definição dos limites e abrangências, o mapeamento das fontes de emissões e a coleta de dados para realização dos cálculos. Foram considerados três escopos estabelecidos pelo GHG Protocol (Greenhouse Gas Control). 


? O primeiro contempla as emissões resultantes das operações diretas dos Operadores Logísticos, como, por exemplo, dos modais de transporte utilizados para movimentar as mercadorias (caminhões, aviões, navios, etc.);


? O segundo considera as indiretas, provenientes da energia elétrica ou da refrigeração adquirida para uso próprio;


? Já o terceiro está relacionado às indiretas complementares, como as ligadas às matérias-primas, viagens de negócios, deslocamentos de colaboradores, descartes de resíduos, entre outros. 


Criado em 2022, o Grupo ESG da ABOL definiu o cronograma de trabalhos junto aos representantes das áreas de Sustentabilidade e Recursos Humanos dos OLs, identificando os 5 macrotemas que deveriam estar no topo das agendas das empresas, seus CEOs e da Associação. São eles: “clima, eficiência e carbono”, “talentos e diversidade”, “saúde, segurança e bem-estar” e “ética, integridade, transparência e privacidade”. 


O resultado foi a composição da chamada "matriz de dupla materialidade" do setor, aplicada em uma mandala digital, que se conecta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global da ONU. 


Perspectivas futuras:







  • Com a regulamentação do mercado de carbono prevista para 2025 e a realização da COP 30 no Brasil, aumentar a urgência de estratégias para redução de emissões e transição energética no setor.




  • A ABOL reforça a importância de conscientização e implementação de diagnósticos para ajudar os operadores logísticos a enfrentar desafios climáticos.




Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.