25/04/2022

Artigo: Por que você deve apostar na tecnologia no setor de logística

 Artigo: Por que você deve apostar na tecnologia no setor de logística



Raphael Tavares é Chief Revenue Officer (Diretor de Marketing, Vendas e Sucesso do Cliente) da startup Escala


Agilidade é um aspecto que deixou de ser um diferencial, para se tornar requisito básico em operações logísticas. Totalmente ligada à satisfação do cliente, a área precisa estar sempre em inovação para acompanhar as tendências do mercado, e conseguir atender as necessidades do consumidor, que também se transformam constantemente.


Para isso, o apoio da tecnologia se mostra cada vez mais importante. O grande diferencial do uso de recursos tecnológicos na logística é a centralização das informações, já que estamos falando de uma área carregada de dados e que precisa administrá-los sem erros para garantir a eficiência dos seus processos.


A popularização dos sistemas TMS e WMS é um exemplo da eficácia da tecnologia na logística. Todas as informações que os gestores precisam referentes ao transporte e estoque são facilmente acessadas por meio desses softwares, como localização de produtos e dados referentes a tráfego e manutenção.


Só que além de recursos, é preciso administrar as pessoas que fazem todo o trabalho acontecer. E aí entram em cena sistemas de gestão de escalas, que pela capacidade de otimizar a distribuição de turnos e folgas, poupam um tempo considerável dos responsáveis por essas tarefas, geralmente adeptos a recursos manuais.


Agilidade e economia
Uma das maiores empresas brasileiras de logística, por exemplo, viu seus custos com horas extras caírem após a adoção de um sistema de gestão inteligente de escalas. Isso porque a ferramenta é configurada com as regras trabalhistas e possui um algoritmo preparado para montar a escala de trabalho ideal, levando em conta o número de colaboradores necessários e respeitando variáveis como as preferências individuais da equipe.


Conclusão: economizar tempo e dinheiro é um dos maiores ganhos ao optar pela tecnologia na logística. Não basta desenvolver os melhores sites e aplicativos para aperfeiçoar a experiência do consumidor, é preciso cuidar da equipe interna para que o produto chegue o quanto antes e sem erros. E tem mais: quando o tempo dos funcionários é otimizado, com recursos que contribuem com o seu trabalho, a produtividade só tem a crescer.


Aquela máxima de que o futuro é agora nunca foi tão verdadeira, assim como a brincadeira do “pediu, chegou”. Com os recursos disponíveis hoje, é plenamente possível que as empresas de logística se organizem melhor, para diminuir ainda mais o tempo entre as etapas de compra do consumidor.


O gerenciamento de informações torna-se mais rápido e seguro com a tecnologia, e a consequência é que além dos clientes, os próprios colaboradores tornam-se ainda mais satisfeitos, em uma corrente verdadeiramente ágil e eficaz de ponta a ponta.


Fonte: Terra



Notícias Relacionadas
 FM Logistic aposta em alto dos mercados de luxo e beleza

21/05/2025

FM Logistic aposta em alto dos mercados de luxo e beleza

O Brasil está entre os dez mercados de luxo que mais crescem no mundo, com expectativa de avançar 20% até 2029, de acordo com a Euromonitor International. Esse movimento impulsiona setor (...)

Leia mais
 Reoneração da folha de pagamentos pode elevar custo do frete em até 5,1% até 2028

21/05/2025

Reoneração da folha de pagamentos pode elevar custo do frete em até 5,1% até 2028

A reoneração gradual da folha de pagamentos, em curso desde janeiro deste ano, pode gerar impactos relevantes nos custos do transporte rodoviário de cargas no Brasil. Segundo estimativas (...)

Leia mais
 Wilson Sons elimina emissões por uso de energia 100% renovável no Tecon Rio Grande

20/05/2025

Wilson Sons elimina emissões por uso de energia 100% renovável no Tecon Rio Grande

A Wilson Sons, reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, obteve, por meio do Tecon Rio Grande (RS), a certificação que comprova o uso exclusivo de energia elétrica prov (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.