08/08/2023

BBM adota filosofia lean e reduz em 80% custo de correspondência e em 60% custo de manutenção de veículos

 BBM adota filosofia lean e reduz em 80% custo de correspondência e em 60% custo de manutenção de veículos



Dois meses depois de implementar a metodologia lean em seus processos, a BBM Logística reduziu em 80% o custo do processo de envio e recebimento de correspondência e zerou os desvios de documentos no setor administrativo. Na área operacional, diminuiu em 60% o tempo do checklist de manutenção de veículos de transporte.


Segundo o vice-presidente da BBM, André Gaia, esses são apenas dois exemplos dos resultados obtidos pela empresa em curto prazo com a adoção da filosofia lean. Ele explica que ela é a base do programa de excelência operacional que integra áreas e capacita os colaboradores.


Gaia comenta que a BBM tinha um fornecedor externo para viabilizar quase todo o processo de envio e recebimento de correspondências, com o custo anual de R$ 170 mil. "Ao mapear e compreender as atividades e identificar oportunidades, internalizamos esse processo, o que reduziu o custo em 80%, aumentou a rastreabilidade e zerou os desvios de documentos", afirma.


Implementando o lean na BBM


Ele explica que a empresa definiu um procedimento interno, comunicou os envolvidos e treinou os colaboradores para implementar a mudança. Na área operacional, o princípio lean foi utilizado em uma unidade de manutenção veicular, junto com os mecânicos. Os 100 pontos de checagem da manutenção consumiam uma hora e 45 minutos em cada veículo.


"Ao final de três dias de mapeamento, treinamento, discussões, adequações do quadro de ferramentas e definição do fluxo contínuo, foi possível reduzir o tempo do checklist para 40 minutos por veículo, mais de 60% de redução, além da satisfação dos colaboradores e da disponibilidade dos veículos em tempo jamais vistos antes", diz.


A BBM implementou a filosofia lean com apoio e participação da alta gestão, para melhorar os processos, integrar as áreas de negócio e fortalecer a cultura empresarial. "A partir de um planejamento detalhado, definimos critérios e ferramentas necessários para a melhoria e o mapeamento dos processos, como esses processos devem ser agrupados por áreas, atividades e capacitação. O resto é colocar a mão na massa", afirma.


De acordo com ele, em 2020, a BBM criou uma área dedicada a Processos para promover melhorias operacionais. Em outubro do ano passado, a empresa iniciou os kaizens em setores como suprimentos, gestão de combustíveis e de pneus, até ampliar as discussões para atividades, melhoria de processo e eliminação de desperdícios. "O kick off (início) foi realizado em junho e o go live (implementação) para todo o grupo será em janeiro do próximo ano", afirma.


Benefícios do lean: processos, tecnologia e pessoas


O vice-presidente comenta que a BBM baseia suas operações em processos, tecnologia e pessoas, e a filosofia lean facilita o aprimoramento desse tripé de forma integrada. Nos processos, promove satisfação dos colaboradores, reduz o lead time de entrega de veículos novos para operação, aumenta a disponibilidade de veículos, promove organização, elimina atividades que não agregam valor, reduz custos e garante maior engajamento das pessoas na busca de solução de problemas.


"Há uma mudança de comportamento entre colegas de não procurar o culpado e sim achar e eliminar tempo perdido, como produzir relatórios que ninguém analisava", diz. Todas essas melhorias, conforme ele, passam inevitavelmente pela tecnologia. "São identificadas melhorias sistêmicas e tecnológicas para o processo em geral. Na metodologia, procura-se evitar investimentos, pois, em sua maioria, as melhorias estão na gestão da eficácia dos processos e na capacitação das pessoas", alega.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Inventário da ABOL reforça importância da descarbonização na logística brasileira

10/11/2025

Inventário da ABOL reforça importância da descarbonização na logística brasileira

Entender os impactos ambientais causados pelas atividades de uma empresa está se tornando algo cada vez mais necessário, tanto para a preservação do planeta quanto por questões estratégi (...)

Leia mais
 Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

05/11/2025

Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, avança em sua agenda estratégica de transformação digital com foco na excelência operacional e na experiência do clien (...)

Leia mais
 BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

05/11/2025

BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador, subsidiária da Wilson Sons, visando a expansão e modernizaçã (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.