Em um cenário econômico marcado por taxas de juros elevadas e desafios macroeconômicos, o setor de logística no Brasil enfrenta um dos seus maiores testes.
Para manter-se cada vez mais competitiva e rentável, a BBM Logística, uma das maiores operadoras logísticas de transporte rodoviário do Mercosul, está colocando em prática um plano de ação que inclui otimizar a integração dos negócios e a eficiência operacional, mantendo o cliente no centro das decisões.
objetivo da BBM é promover sinergia entre todas as suas operações de negócio, compartilhando equipes, veículos, estruturas físicas e sistemas; tudo isso com foco na eliminação de desperdícios e na redução de custos.
A BBM, hoje, já compartilha equipes, veículos e estrutura física entre suas unidades de e-commerce, carga lotação (FTL), transporte dedicado, fracionado (LTL) e internacional. O próximo passo, que está em andamento, é unificar os sistemas de tecnologias.
Nos últimos anos, a BBM incorporou quatro empresas (Transeich, Translovato, Lag Express e Diálogo), criando um amplo portfólio de serviços de logística para negócios B2B e B2C, abrangendo desde a coleta e armazenamento até a entrega final de cargas e encomendas. No entanto, essa série de aquisições, realizadas entre 2018 e 2020, acabou criando uma estrutura interna robusta.
Diante disso, em sua nova gestão, a BBM tomou a decisão de acelerar a integração de todas as atividades e áreas de negócio, visando uma operação mais eficiente.
Sinergia que entrega valor: eficiência interna para resultados reais no cliente
"A sinergia operacional otimiza recursos, traz ganho de produtividade, elimina duplicidades e melhora a eficiência operacional. Tudo isso acarreta na redução de custos necessária para uma melhor gestão do capital de giro. Isso é fundamental para um caminho de crescimento", diz o CEO da BBM Logística, Agapito Sobrinho, que assumiu a companhia no final do ano passado.
Segundo a BBM, a ideia é aproveitar da melhor forma possível toda a estrutura (pessoas, veículos e espaços físicos). Ao todo, a BBM conta com 800 veículos agregados para transferência e 400 carros para coleta e entregas. Além disso, hoje, de um total de aproximadamente 200 mil metros quadrados de área de armazenagem, 32% destes já operam de forma sinérgica entre suas unidades de negócio, um crescimento de quase 80% frente ao último trimestre de 2024.
Alguns desses hubs já operam de forma totalmente integrada e a previsão da BBM é ter a maior parte deles integrados ainda este ano. O hub de Cachoeirinha, em Porto Alegre (RS), por exemplo, já opera de forma integrada. Este que é o primeiro terminal multimodal da companhia no Mercosul, conta com operações LTL, FTL, contratos dedicados, armazenagem, comércio eletrônico, distribuição e intermodal. A unidade atende a clientes do Brasil, além de Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru.
Agapito lembra ainda que a satisfação do cliente continua sendo o pilar central na BBM, mas, na sua visão, para que isso ocorra de forma mais acentuada e eficaz, é necessário avançar na integração interna.
"Sabemos do valor que podemos agregar aos negócios dos nossos clientes. Por isso, além de prover um alto nível de serviço, estamos concentrando nossos esforços em termos uma operação cada vez mais unificada, da gestão administrativa e financeira até a comercial. Dessa forma, estamos aptos a oferecer uma logística planejada e executada com excelência", comenta Agapito.
Exemplos de sinergias já em funcionamento
Um dos primeiros passos da BBM foi estruturar um novo time de liderança, além de novas áreas internas e responsabilidades para dar suporte ao plano de reorganização da companhia.
"No início do ano, a BBM unificou as operações de transporte fracionado (LTL), da Translovato, e de e-commerce, da Diálogo, ampliando a capilaridade e a capacidade de atendimento às lojas virtuais e marketplaces, com entregas mais rápidas e eficientes até a porta do cliente..
Com essa maior integração das operações, a área de e-commerce passou a contar com a estrutura robusta da operação de transporte fracionado da BBM. "Estamos ainda mais preparados para garantir entregas eficientes e pontuais e, assim, superar as expectativas dos clientes", explica Agapito.
Além dessa integração de e-commerce com transporte fracionado, outra novidade foi a criação de uma nova área interna criada para dar suporte às unidades de negócio. Chamada de Diretoria de Operações Corporativas, é focada em facilitar a melhoria contínua operacional e a implantação de novas operações.
Na prática, a nova área cuida de temas essenciais para a operação da BBM, como gestão de ativos, gerenciamento de risco, segurança patrimonial, seguros e inteligência logística. Como um dos primeiros passos, foi responsável por centralizar todas as atividades mencionadas, que estavam espalhadas. Como resultado, chegou a uma estrutura 42% menor, mantendo a mesma qualidade de entrega.
Essa nova área também foi responsável pela implantação de portarias inteligentes em algumas instalações da BBM em todo o país, além de renegociar apólices de seguro para a frota própria e unificar gestão para contratação de ativos. Até o final de 2025, todas as portarias sem restrições previstas no Programa de Gerenciamento de Riscos das unidades da empresa estarão automatizadas.
A gestão comercial na BBM também foi unificada e, hoje, o time de vendas está treinado e capacitado a comercializar todos os serviços, além de dar suporte aos clientes, trazendo um ganho estrutural e de eficiência operacional, já que anteriormente havia consultores dedicados por operação específica.
Maior margem de lucro e menos gastos
A BBM vem focando seus esforços na redução dos custos, melhoria da produtividade e rentabilidade, assim como na gestão das despesas administrativas. A companhia tem promovido a racionalização dos processos e uma maior sinergia entre as áreas.
De acordo com Eduardo Orfão, CFO da BBM, a empresa cresceu muito nos últimos anos, e, como todo o setor de transporte rodoviário de carga, tem enfrentado substanciais aumentos nos custos operacionais devido a diversos fatores como alta dos juros e variação do preço do diesel.
"A alta do custo do capital pressiona as margens, impõe renegociações de contratos e exige uma gestão ainda mais rigorosa dos recursos. Nesse contexto, nosso foco é promover maior integração entre as unidades de negócio para tornar o negócio e as operações mais eficientes, garantindo a sustentabilidade financeira", aponta Orfão.
Além de focar na sinergia interna e eficiência operacional, o plano da BBM para reforçar a sustentabilidade de suas operações e preparar-se para um crescimento sólido nos próximos anos, passa por equilibrar o fluxo de caixa e reduzir custos.
Isso já está sendo feito. Para reduzir os efeitos do aumento do custo de capital e do preço de insumos, a BBM está rediscutindo os prazos e renegociando preços com seus clientes. "Paralelamente, para contribuir com o aumento da margem de lucro da BBM, também estamos revendo valores de contratos com fornecedores", completa Orfão.
Por fim, a BBM prevê uma redução acentuada de custos variáveis e fixos para este ano. A meta de redução de gastos é de 20%. Segundo o CFO, já no primeiro trimestre deste ano, a empresa chegou bem perto da meta.
"A sinergia entre todas as unidades da companhia é um ponto preponderante para redução de custos variáveis e uma maior eficiência na gestão e prestação de serviço e é este o caminho que vamos seguir", conclui Orfão.
Com um compromisso contínuo com a eficiência operacional e excelência no atendimento ao cliente, a BBM reforça o foco em oferecer soluções logísticas integradas e sustentáveis no Brasil e no Mercosul. Por meio de uma gestão integrada, a empresa está ainda mais preparada para fortalecer parcerias e entregar resultados concretos e de qualidade para seus clientes.
Fonte: PRNewswire