22/07/2022

Bravo incorpora caminhões movidos a gás e inicia avaliação do biometano para redução da emissão de CO2

 Bravo incorpora caminhões movidos a gás e inicia avaliação do biometano para redução da emissão de CO2



A Bravo Serviços Logísticos está incorporando a sua frota caminhões da Scania movidos a gás natural, uma alternativa que contribui para reduzir a emissão local de poluentes – como NOx e material particulado, em comparação com um produto similar a diesel.


Pensando nesta transição energética, a empresa firmou parceria com a Geo Biogás & Tech para a realização de um teste piloto de abastecimento da frota com biometano, combustível limpo e renovável que emite ainda menos poluentes e tem potencial de substituir 70% do consumo de diesel.


Os quatro caminhões movidos a gás começarão a atender algumas operações. No último ano, a Bravo realizou um período de teste em um de seus veículos, que faz rotas que integram a operação de transporte de curta distância, do armazém para o cliente e vice-versa.


O investimento de mais de R$ 3 milhões também proporciona a diminuição de ruídos – com a tecnologia do motor ciclo Otto, esses modelos são 20% menos ruidosos do que os movidos a diesel.


“Para nós é gratificante iniciar um projeto inovador alinhado à Economia Circular. Uma das nossas estratégias de redução da emissão de CO2 no transporte é buscar alternativas de combustíveis, como o biometano”, comenta Viviane Ruza, gerente de sustentabilidade da Bravo Serviços Logísticos. 


Para Alessandro Gardemann, CEO da Geo Biogás & Tech, o biometano é a solução limpa e viável para descarbonizar o transporte logístico, que é um dos grandes desafios do processo de transição energética para fontes limpas na próxima década. “A Bravo é uma das empresas que está comprometida com a descarbonização de suas operações, apostando em uma solução que é capaz de substituir 100% o gás natural de fontes fóssil e em grande parte o diesel, viabilizando assim uma operação mais sustentável para o transporte logístico”, conclui Gardemann.


Fonte: Logweb



Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.