17/10/2025

Comércio global cresce apesar da turbulência tarifária, aponta DHL

 Comércio global cresce apesar da turbulência tarifária, aponta DHL



O comércio global continua a mostrar resiliência, mesmo diante de tarifas norte-americanas que alcançam níveis inéditos desde a década de 1930. Uma atualização do DHL Global Connectedness Tracker, desenvolvida em parceria com a NYU Stern School of Business, aponta que no primeiro semestre de 2025 o comércio internacional cresceu mais rápido do que em qualquer outro período desde 2010, excluindo a recuperação pós-pandemia.


Segundo o relatório, o volume global de mercadorias deve crescer a uma taxa anualizada de 2,5% entre 2025 e 2029, praticamente igualando o ritmo da década anterior. “Apesar dos ventos contrários, a força do comércio global permanece”, afirmou John Pearson, CEO da DHL Express, destacando a capacidade de compradores e vendedores em contornar barreiras comerciais.


Impactos regionais


Embora o aumento de tarifas desacelere o crescimento, não há interrupção no comércio. A América do Norte foi a mais afetada, com a previsão de crescimento caindo de 2,7% para 1,5%, enquanto a América do Sul e Central, o Caribe, o Oriente Médio e o Norte da África registram revisões para cima, impulsionadas por exportações de petróleo e menores tarifas externas.


O relatório também mostra que, mesmo com a diminuição dos laços comerciais entre EUA e China, não há uma divisão clara da economia global em blocos geopolíticos. A distância média percorrida pelas mercadorias atingiu 5.000 km, um recorde, e os fluxos de comércio, capital, informação e pessoas mantêm o nível de globalização em 25%, próximo do recorde de 2022.


Para Steven A. Altman, professor da NYU Stern, os dados refletem que as empresas continuam apostando nos mercados internacionais, gerenciando riscos e oportunidades sem recorrer ao isolamento econômico. “O comércio está percorrendo a maior distância média já registrada, e os conflitos geopolíticos remodelaram apenas uma pequena fração da atividade internacional”, afirmou.


O DHL Global Connectedness Tracker fornece dados de mais de 20 milhões de pontos, oferecendo gráficos interativos e análises detalhadas sobre comércio, investimentos e globalização em escala mundial.


Fonte: Transporte Moderno



Notícias Relacionadas
 Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

19/12/2025

Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

A paridade de gênero deixou de ser um ideal abstrato e passou a representar um indicador concreto de competitividade e maturidade empresarial. Em setores estratégicos como a logística, a (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

19/12/2025

Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

Os Operadores Logísticos estão expandindo suas áreas de atuação e, também, ampliando a capilaridade. De acordo com a última edição do Perfil dos Operadores Logísticos, 64% das empresas a (...)

Leia mais
 Descarbonização no centro dos debates

19/12/2025

Descarbonização no centro dos debates

Reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e adotar uma agenda ambiental mais consistente têm deixado de ser planos futuros e se tornam parte essencial do planejamento de diversas (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.