06/11/2023

Como a Coopercarga aposta em transformação digital para se consolidar como operadora logística

 Como a Coopercarga aposta em transformação digital para se consolidar como operadora logística



Uma operadora logística completa e sustentável. Para reforçar o seu papel, a catarinense Coopercarga escolheu investir em transformação digital. Criou a Cooperplace, uma plataforma para otimizar a gestão de fluxos logísticos, itinerários e frotas. A automação e a centralização de dados auxiliam os processos operacionais e as decisões dos executivos. Investiu ainda cerca de R$ 80 milhões principalmente em veículos com matriz energética alternativa, como elétricos e GNV – a empresa tem cerca de 2 mil caminhões. E adquiriu novos negócios e empresas. Como resultado, a receita cresceu 34,1% e foi para R$ 1,3 bilhão; o lucro, para R$ 30,2 milhões, 33,8% a mais.


De maneira geral, o negócio foi reorganizado para dar uma visão mais detalhada de cada atividade, com melhora na gestão e no fortalecimento do planejamento. De acordo com o presidente, Osni Roman, a centralização e o uso de tecnologia foram fatores bastante importantes em várias áreas, como controle da emissão de poluentes, cobrança, gestão, frotas, pagamentos e implementação de sistemas com funcionamento 24 horas por dia.


Em 2021, a diretoria reviu suas estratégias, dando o pontapé inicial para ampliar a atuação da Coopercarga e consolidá-la como operadora logística. Já em 2022, iniciou um processo de fusões e aquisições, a fim de ampliar o leque de atividades logísticas. Um exemplo, assumiu o controle da TSV Transportes, empresa especializada na distribuição de cargas fracionadas de alto valor agregado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com a integração, a Coopercarga tem intensificado iniciativas no mercado argentino.


Uma consultoria especializada passou a apoiar a diretoria em questões de gestão de pessoas e estruturas, avaliação de desempenho e sucessão. Alguns desses temas estão se moldando para programas organizacionais contínuos. O alvo: atenção ao cliente, valorização das pessoas, segurança, sustentabilidade e inovação.


Campeã setorial pelo segundo ano seguido, a Coopercarga mantém-se firme em colocar a sustentabilidade como um pilar da gestão. Segue princípios de frete verde – mais eficiência energética com menos poluição – e mantém parcerias com diversas empresas movidas pela mesma cultura, caso da Natura, Boticário, AGCO, L’Oréal e Carrefour. Com uma frota composta também de caminhões menos poluidores, a empresa faz compensação de emissões. O inventário da pegada de carbono é reportado publicamente, assim como o relatório ESG. O mote é: transparência em processos, ações e resultado.


Já comprometida com a preservação do ambiente, a Coopercarga atualizou as diretrizes ESG. Conseguiu, assim, subir de categoria no CDP (Carbon Disclosure Project), organização não governamental sem fins lucrativos de informações e avaliações sobre gases de efeito estufa, e na Ecovadis, classificadora de sustentabilidade empresarial. “Atingimos nossa meta de dobrar o percentual de neutralização e redução de CO2, que era de 2% em 2021, para 5% em 2022”, diz o presidente.


Diversidade está no leque de assuntos tratados com atenção. A Coopercarga procura contratar mulheres como motoristas de carretas, tipo de trabalho ainda predominantemente masculino. Em 2022, as motoristas e ajudantes – auxiliam na carga e descarga – do programa Mulheres no Volante subiu de 20, no total, para 30. Não só diversidade está no radar, mas também inclusão, com mudanças nas políticas de recrutamento, seleção e promoção para garantir o cumprimento desses propósitos.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Inventário da ABOL reforça importância da descarbonização na logística brasileira

10/11/2025

Inventário da ABOL reforça importância da descarbonização na logística brasileira

Entender os impactos ambientais causados pelas atividades de uma empresa está se tornando algo cada vez mais necessário, tanto para a preservação do planeta quanto por questões estratégi (...)

Leia mais
 Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

05/11/2025

Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, avança em sua agenda estratégica de transformação digital com foco na excelência operacional e na experiência do clien (...)

Leia mais
 BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

05/11/2025

BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador, subsidiária da Wilson Sons, visando a expansão e modernizaçã (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.