A DHL anunciou o reforço da utilização de agentes de Inteligência Artificial (IA) na sua divisão de logística contratual, a DHL Supply Chain, mediante uma parceria com a startup HappyRobot.
Estas ferramentas têm estado a ser testadas em várias regiões, para o desempenho de funções como agendamento de entregas, acompanhamento de motoristas e coordenação de operações nos armazéns. Os agentes de IA gerem de forma autónoma as interações por telefone e por e-mail, possibilitando uma comunicação mais rápida, consistente e escalável.
“Como parte da nossa abordagem estratégica à IA, nos últimos 18 meses, a DHL Supply Chain tem identificado sistematicamente e validado casos de uso operacional das tecnologias de agentes de IA e IA generativa. Estamos agora a integrar os agentes de IA para gerar maior eficiência de processos para os nossos clientes, ao mesmo tempo que tornamos as funções operacionais mais atrativas para os nossos funcionários, graças à automatização de tarefas repetitivas e consumidoras de tempo”, enquadra a Chief Innovation Officer, Sally Miller.
De acordo com a DHL Supply Chain, a utilização das soluções da HappyRobot apresenta já um impacto mensurável, que se traduz numa redução significativa do esforço manual e em maior produtividade, além de permitir um maior foco das equipas em tarefas mais estratégicas.
“Na HappyRobot, olhamos para os agentes de IA como tendo o potencial de coordenar as operações da cadeia de abastecimento, e não apenas usar os dados, mas sim gerir os fluxos de trabalho”, destacou o CEO da startup, Pablo Palafox.
Fonte: Monitor do Mercado