08/08/2022

Diretora presidente da ABOL fala sobre guerra na Ucrânia e impacto dos custos no setor em revista da ALALOG

 Diretora presidente da ABOL fala sobre guerra na Ucrânia e impacto dos custos no setor em revista da ALALOG



A diretora presidente da ABOL, Marcella Cunha, participou da edição de agosto da Revista da Associação Latinoamericana de Logística (Alalog). Ela integrou o grupo de representantes do setor convidados para mostrar a visão da América Latina sobre o contexto atual da logística e o impacto do conflito Rússia-Ucrânia. 


Logo no início da entrevista, Marcella afirma que ABOL monitora cuidadosamente o cenário internacional desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, bem como os impactos que já são sentidos no fluxo de comércio internacional. "Também monitoramos as sanções comerciais, sociais e econômicas que vários países estão adotando contra Rússia, bem como a posição oficial do governo brasileiro", garantiu.


Além disso, Marcella abordou temas de grande impacto no mercado atualmente, como a inflação que, conforme explicou, limita o poder de compra de consumidores, impactando a cadeia produtiva comercial e, consequentemente, a cadeia de abastecimento e o planejamento logístico inicial. "Este cenário, somado a custos operacionais exorbitantes - como é o caso de combustível e custos com "utilidades" (energia, água) impacta muito a saúde financeira das Operadoras e a competitividade do setor. No Brasil, o custo com diesel representa cerca de 40% do custo operacional da operadora".



Notícias Relacionadas
 Brado aposta no gás para ampliar a descarbonização do transporte além dos trilhos

13/07/2026

Brado aposta no gás para ampliar a descarbonização do transporte além dos trilhos

A Brado Logística começou a testar um novo modelo para reduzir as emissões do transporte rodoviário de cargas: em vez de substituir uma frota própria, a empresa busca criar condições eco (...)

Leia mais
 CNT apresenta estudo inédito com propostas para destravar as hidrovias

06/07/2026

CNT apresenta estudo inédito com propostas para destravar as hidrovias

Como aproveitar um dos maiores potenciais hidroviários do mundo para tornar o transporte brasileiro mais eficiente, competitivo e sustentável? Essa foi a questão que norteou o estudo iné (...)

Leia mais
 Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos chineses, aponta DHL

03/07/2026

Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos chineses, aponta DHL

A demanda por compras internacionais segue em alta no Brasil. De acordo com dados do DHL E-Commerce Trends Report 2026, produzido pela empresa de logística DHL com base nas respostas de (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.