31/10/2023

FedEx Express lança ferramenta de medição de carbono no Brasil

 FedEx Express lança ferramenta de medição de carbono no Brasil



A FedEx Express apresenta a FedEx® Sustainability Insights (FSI), uma ferramenta que fornece aos clientes acesso a informações sobre as emissões de carbono de suas remessas.


No Brasil, a ferramenta está habilitada para todos os serviços internacionais. A empresa pretende ampliar a funcionalidade da FSI ao incorporar a ela dados do portfólio de serviços domésticos(1). As informações podem apoiar os clientes nas tomadas de decisões referentes as suas estratégias de transporte, visando a redução de suas emissões. 


Desenvolvido pela FedEx Dataworks, o gerador de dados baseado em nuvem usa as informações da rede FedEx, praticamente em tempo real, para estimar as emissões de CO2e(2). Os clientes podem visualizar dados históricos de emissões por conta, bem como realizar buscas por número de rastreamento das remessas através de cadastro gratuito no fedex.com. 


Os dados apresentados pela ferramenta incluem métricas abrangentes como: meio de transporte, tipo de serviço, e país ou território para todas remessas elegíveis da FedEx(3). Para melhor atender aos clientes da América Latina e Caribe, o sistema oferece adaptações de idioma e unidades de medida. 


“Com acesso direto e interativo às estimativas de emissões de carbono, nossos clientes da FedEx no Brasil agora podem ter uma melhor compreensão de seu impacto ambiental dentro de suas cadeias de suprimentos, o que pode auxiliá-los nos relatórios e nos planos estratégicos futuros”, explica Camila Lima, diretora de Planejamento e Engenharia da FedEx no Brasil.


“Na FedEx, sabemos que os dados são um mecanismo poderoso para desencadear mudanças, e é por isso que estamos entusiasmados em disponibilizar essa ferramenta aos nossos clientes, para que eles possam continuar dando passos significativos em direção à sustentabilidade”, completa a diretora. 


A ferramenta está acessível para clientes cadastrados no fedex.com. Os relatórios podem ser salvos em Adobe® Acrobat® PDF ou Microsoft® Excel® para consolidação com outros relatórios de emissão de dados, de forma a ajudar os clientes a acompanharem sua própria pegada de carbono. Os clientes interessados em saber mais sobre a FedEx® Sustainability Insights (FSI) e suas possibilidades podem visitar a página da ferramenta. 


(1) Serviços no portfólio doméstico no Brasil incluem: FedEx® Nacional Econômico, FedEx® Nacional Standard, FedEx® Nacional Prioritário, FedEx® Nacional Carga Econômica e FedEx® Nacional Carga Prioritária. 


(2) Inclui dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). A FedEx® Sustainability Insights calcula as emissões de gases de efeito estufa (equivalente de CO2) usando uma metodologia que segue o Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG) do World Resources Institute (WRI), em conformidade com o Global Logistics Emissions Council (GLEC) Framework e inclui fatores de emissão padrão da indústria, serviços públicos e métricas operacionais específicas de transporte.  (3) Algumas exclusões se aplicam. 


Certas informações de emissões fora dos Estados Unidos e Canadá podem estar incompletas devido à incompatibilidade de sistemas. Os dados excluídos incluem, mas não se limitam a dados de remessas domésticas para certos países/territórios, incluindo, entre eles, Austrália, Brasil, China, França e Polônia. Um download detalhado do que está incluído no relatório de remessas está disponível em fedex.com. As exclusões são atualizadas periodicamente e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Fonte: Logweb



Notícias Relacionadas
 Inventário da ABOL reforça importância da descarbonização na logística brasileira

10/11/2025

Inventário da ABOL reforça importância da descarbonização na logística brasileira

Entender os impactos ambientais causados pelas atividades de uma empresa está se tornando algo cada vez mais necessário, tanto para a preservação do planeta quanto por questões estratégi (...)

Leia mais
 Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

05/11/2025

Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, avança em sua agenda estratégica de transformação digital com foco na excelência operacional e na experiência do clien (...)

Leia mais
 BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

05/11/2025

BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador, subsidiária da Wilson Sons, visando a expansão e modernizaçã (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.