25/11/2022

FedEx Express prepara operação brasileira para a alta temporada de fim de ano

 FedEx Express prepara operação brasileira para a alta temporada de fim de ano



A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, está preparada para o aumento de demanda dos serviços de sua operação brasileira neste final de ano. O movimento deve acontecer devido ao “Peak Season”, alta temporada de compras gerada pela Black Friday e o Natal.


Para responder à demanda do mercado, a companhia está realizando investimentos dirigidos à primeira milha (coleta), transferência de carga (linehaul) e última milha (entrega). Como exemplo estão o aumento de sua capacidade de coleta e mudanças em sua frota para garantir mais produtividade, flexibilidade de horários e qualidade no serviço.


Para a operação de transferência de cargas, a FedEx vai contar com os benefícios do redesenho de sua malha, que vem sendo realizado desde o ano passado. Por meio do sistema Hub & Spoke, a empresa consegue agilizar a movimentação de pacotes entre seus nove hubs nacionais e aproximadamente 100 filiais e oferecer tempo de trânsito competitivo e maior frequência de viagens.


Já a operação de última milha está sendo reforçada com a inclusão temporária de veículos de distribuição, que vão complementar a frota da FedEx, atualmente composta por cerca de 3 mil caminhões, carretas e vans.


“Os vários investimentos que temos feito em nossa infraestrutura nos permitirão atender ainda melhor aos nossos clientes no período de vendas mais importante do ano”, afirma Guilherme Gatti, VP de Operações da FedEx no Brasil.


Nos últimos meses, a FedEx instalou sorters nas filiais de Guarulhos (SP), Salvador e Feira de Santana (BA), totalizando 11 estações e hubs com o equipamento. São dois em Recife (PE), dois em Feira de Santana (BA) e um em cada unidade localizada em Salvador (BA), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Guarulhos (SP). “O principal objetivo do projeto do sorter é aumentar a capacidade operacional das estações e hubs, possibilitando o aumento de volume movimentado, além de mais agilidade e produtividade”, conta Gatti.


Outros investimentos que vão beneficiar as operações são os novos e maiores prédios para abrigar as filiais de Serra (ES) e Conde (PB). O primeiro é um Centro de Distribuição com 46 mil m² para a operação logística e, o segundo, uma nova unidade na Paraíba com mais de 7 mil m² para oferecer serviço de transporte. A empresa também está operando, desde julho de 2022, em novas unidades localizadas em Campina Grande (PB) e Petrolina (PE).  Ambas possuem tecnologia avançada, sendo a primeira com mais de 5 mil m² para atender a clientes de transporte e logística, e a segunda, com quase 4 mil m² para oferecer serviço de transporte.


No segmento logístico, a empresa também espera aumento de demanda, especialmente nas unidades de Cajamar e Guarulhos (SP), Extrema (MG), Itajaí (SC) e Serra (ES).


Em relação ao transporte internacional, a FedEx segue disponibilizando seis voos semanais entre sua base instalada no aeroporto de Viracopos (Campinas/SP) e o seu hub global localizado em Memphis (EUA). Além disso, a empresa está ampliando sua oferta de transporte com voos diretos para o destino, sem escalas em Memphis, por meio de alianças com companhias aéreas. Atualmente, são ofertadas 19 saídas semanais para a Europa, Estados Unidos, Peru, Colômbia, Equador e México. Em novembro, a FedEx incluirá Dubai (Emirados Árabes Unidos) em sua lista de destinos e, em dezembro, Santiago (Chile). Esse serviço será fixo e deverá permanecer após o período de pico.



Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.