26/04/2022

FedEx lança 6ª edição do programa de incentivo a micro e pequenas empresas no Brasil

 FedEx lança 6ª edição do programa de incentivo a micro e pequenas empresas no Brasil



A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e a maior empresa de transporte expresso do mundo, acaba de abrir inscrições para a 6ª edição do Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas, que visa a impulsionar a expansão de negócios de micro e pequenos empreendedores. Além de terem a chance de receber até R$ 175 mil, os três primeiros colocados também contarão com mentoria voltada a gestão e negócios, conduzidas pelo investidor Renato Mendes. O resultado do programa será divulgado no dia 4 de agosto. As inscrições vão até o dia 10 de julho e podem ser feitas gratuitamente no site www.fedex.com/br/programafedex.


Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o aumento no número de micro e pequenos negócios abertos em 2021 foi de 30%, o maior desde 2018. Também houve crescimento no varejo digital, onde pequenas
e médias empresas movimentaram R$ 2,3 bilhões, 77% a mais que em 2020, segundo levantamento realizado pela NuvemShop. Por outro lado, cerca de 1 milhão de empreendedores brasileiros fecharam as portas em 2021, conforme aponta o relatório Global Entrepreneurship Monitor. A taxa de encerramento das atividades de microempresas e de pequenas empresas é de 21,6% e 17%, respectivamente, segundo o Sebrae.


"Os micros e pequenos empreendimentos representam um pilar importante para a economia brasileira e são essenciais para a FedEx. Nós trabalhamos para que tenham acesso às mesmas oportunidades de mercado que as grandes empresas têm", diz Cristiano Koga, vice-presidente de Vendas para a América do Sul na FedEx Express. A edição deste ano do programa vai premiar o primeiro colocado com R$ 175 mil, o segundo com R$ 100 mil e o terceiro com R$ 75 mil, além da mentoria de negócios.


Virada de chave
A Paraoil, localizada no Pará, é um exemplo de como o concurso pode ajudar as empresas a alçarem voos maiores. Especializada na extração de óleos e manteigas naturais à base de sementes da Floresta Amazônica, a empresa passou a exportar seus produtos para os EUA, Canadá, Austrália e Japão depois de ser contemplada com o terceiro lugar na edição de 2021 do programa da FedEx. "A demanda já existia há algum tempo, mas não sabíamos como levar nossos produtos para o exterior. Contar com a consultoria de um operador logístico como a FedEx foi fundamental nesse processo," conta Gilberto Hirokazu Nobumasa, fundador e presidente da Paraoil. "A FedEx retira a carga na nossa porta em nosso centro de distribuição em Belém, e entrega no endereço dos nossos clientes", complementa.


Em 2021, as exportações representaram 20% da receita da Paraoil. Para 2022, Gilberto prevê dobrar esse percentual e chegar a 40%. Somente no primeiro trimestre deste ano, a empresa já exportou 250kg de manteiga e está negociando com potenciais clientes da Espanha e de Cabo Verde. Com o sucesso das negociações, a Paraoil passará a exportar seus produtos vindos da Amazônia para quatro continentes.


Com o crescimento da empresa, a comunidade local também foi positivamente impactada. A Paraoil adquire as sementes de pequenos produtores locais que trabalham de forma sustentável, com a consciência de que a floresta é mais rentável
permanecendo conservada. Com o aumento da demanda de exportação, dobrou o número de fornecedores da empresa. Além disso, a Paraoil comercializa seus produtos para outros pequenos e médios empreendedores que, segundo Gilberto, são, em grande parte, mulheres que trabalham com cosmética natural em diferentes partes do Brasil. O transporte nacional também é fornecido pela FedEx. "A parceria com as microempreendedoras tem sido essencial, ainda mais em tempos de pandemia, quando muitas se viram desempregadas da noite para o dia. Nosso foco não está em fornecer para grandes empresas, mas no trabalho para ajudar as pequenas a se tornarem grandes", explica.


Segundo Hirokazu, a Amazônia Legal tem um potencial de bionegócios incrível, mas pequenos empreendedores sempre encontram dificuldades pelo caminho, principalmente do ponto de vista logístico. "Por isso, sempre digo que o concurso
da FedEx é uma virada de chave particularmente importante para os pequenos negócios que tanto precisam de apoio. O prêmio e a consultoria oferecidos aos vencedores têm real potencial para mudar a trajetória de uma empresa", finaliza.


Lançado pela primeira vez nos EUA em 2012, o Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas já foi expandido para outros mercados como México, Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, Guatemala e República Dominicana.



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