16/03/2022

Gerenciamento de estoque no varejo: o ponto-chave para reduzir custos e perdas e aumentar a eficiência

 Gerenciamento de estoque no varejo: o ponto-chave para reduzir custos e perdas e aumentar a eficiência



Por Paulo Sarti, diretor-presidente da Penske Logistics Brasil


Transporte, logística e gestão da cadeia de suprimentos são elementos cruciais para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do segmento. No varejo, o gerenciamento de estoque representa um desafio ainda maior, por envolver quantidade considerável de cargas a granel, assim como determinadas categorias de produtos que não podem ser armazenadas conjuntamente e, principalmente, artigos perecíveis.


Desenhar as etapas do processo de suprimento, desde a coleta até a descarga, equalizando a distribuição e a quantidade de itens ao longo da semana, demanda expertise e se mostra fundamental para garantir vantagem competitiva em um mercado pautado pela permanente pressão sobre as margens de lucro.


A eficiência da gestão da cadeia está intrinsecamente relacionada aos investimentos significativos em tecnologia, que permitem desenvolver soluções inovadoras e flexíveis, de acordo com as necessidades de cada varejista. Nesse quesito, é indispensável a melhoria constante dos softwares, desde aqueles ligados ao gerenciamento de armazéns até os responsáveis por fazer o rastreamento e a distribuição das cargas (conhecidos como control tower), passando pela automação de etapas.


Uma vez desenhados e implementados, os processos devem ser acompanhados da maneira mais assertiva e analítica possível, para que sejam identificados e efetuados eventuais aprimoramentos, por meio do monitoramento em tempo real de todas as fases. A utilização dos mais modernos sistemas de gestão de estoque permite ao varejista acessar relatórios personalizados, que aumentam a visibilidade e a transparência em relação a toda a cadeia. 


Presente no Brasil há mais de 20 anos, a Penske tem o setor de varejo e consumo como um dos principais focos de atuação. A experiência com os mais diversos players do segmento ao longo da nossa história garante melhoria da gestão de estoque, otimização de custos, redução das perdas a quase zero e, sobretudo, aumento da qualidade do atendimento ao cliente final.



Notícias Relacionadas
 FM Logistic aposta em alto dos mercados de luxo e beleza

21/05/2025

FM Logistic aposta em alto dos mercados de luxo e beleza

O Brasil está entre os dez mercados de luxo que mais crescem no mundo, com expectativa de avançar 20% até 2029, de acordo com a Euromonitor International. Esse movimento impulsiona setor (...)

Leia mais
 Reoneração da folha de pagamentos pode elevar custo do frete em até 5,1% até 2028

21/05/2025

Reoneração da folha de pagamentos pode elevar custo do frete em até 5,1% até 2028

A reoneração gradual da folha de pagamentos, em curso desde janeiro deste ano, pode gerar impactos relevantes nos custos do transporte rodoviário de cargas no Brasil. Segundo estimativas (...)

Leia mais
 Wilson Sons elimina emissões por uso de energia 100% renovável no Tecon Rio Grande

20/05/2025

Wilson Sons elimina emissões por uso de energia 100% renovável no Tecon Rio Grande

A Wilson Sons, reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, obteve, por meio do Tecon Rio Grande (RS), a certificação que comprova o uso exclusivo de energia elétrica prov (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.