02/05/2022

Logística vira alvo com alta do comércio eletrônico

 Logística vira alvo com alta do comércio eletrônico



O crescimento do comércio eletrônico, movimento acelerado com a pandemia, tem feito franquias na área de logística serem uma opção cada vez mais analisada por empreendedores.


Maior empresa de logística do país e que não teve sua privatização definida no atual governo, os Correios possuem um programa de parcerias que visa expandir o número de locais de atendimento por meio de franquias que oferecem os serviços de Sedex, envio de cartas, marketing direto e encomendas expressas. O edital desse ano, que deve ser aberto em maio, prevê a licitação de 19 lojas em oito Estados: São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia, Goiás e Acre. Com investimento inicial de cerca de R$ 350 mil, o contrato é de dez anos, prorrogáveis por outros dez de extensão.


O universo das opções se estende além da marca mais tradicional de logística do país. O crescimento das vendas pela internet fez com que a rotina de receber produtos, conferir, estocar, separar, embalar, etiquetar, identificar o código de rastreamento e despachar tirasse muito tempo e foco de empresas que começaram a vender cada vez mais por canais eletrônicos.


A SHL Fulfillment, que fazia todo esse processo logístico em seus armazéns, resolveu continuar crescendo colocando um pé no modelo de franquias em 2015, quando um empresário de São Paulo apostou na marca e inaugurou a primeira franquia, diz Audrey Slomp, co-fundadora da marca SHL Fulfillment. A segunda unidade foi instalada em Curitiba, no Paraná, e a terceira, em 2020, foi lançada em Barueri, São Paulo. “A procura por serviços de armazéns que fornecem serviços da armazenagem à expedição de produtos aumentou muito e estamos crescendo junto com o mercado”, diz ela.


“Existem localidades estratégicas de instalação que vêm sendo escolhidas a dedo, pensando no sucesso individual do armazém e na abrangência do atendimento. Em breve teremos novas unidades operando, em novas regiões, atendendo à demanda cada vez maior de empresas que desejam terceirizar completamente sua operação logística”, destaca.


O Brasil teve em 2021 uma das maiores taxas de crescimento das vendas no comércio eletrônico no mundo, com alta de 26,8%, atrás apenas da Índia (27%), de acordo com os dados da empresa de pesquisa de mercado eMarketer. Sozinho, o Brasil representa quase um terço dos negócios no varejo online na América Latina, com um faturamento estimado em US$ 20,8 bilhões em 2021. Estudo da Neotrust apontou crescimento de 17% nos pedidos em 2021, com mais de 350 milhões de entregas e um tíquete médio de compra de R$ 455.


Uma das maiores companhias de logística e transportes de cargas expressas fracionadas do país e uma das maiores operadoras de e-commerce, a Jadlog possui mais de 500 franquias no país. Em 2020, a empresa obteve o melhor resultado em 15 anos de existência, ao crescer em movimentações de encomendas mais de 100% em relação a 2019 e ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão de faturamento em 2020. Em 2021, o crescimento foi de 20% em relação a 2020.


“Nos últimos cinco anos o número de franquias permaneceu estável, mas com o crescimento do e-commerce e das operações na pandemia, se fez necessária uma expansão em cerca de 10%, que está sendo realizada paulatinamente, considerando estudos de geolocalização e o perfil dos novos franqueados”, afirma o presidente, Bruno Tortorello.


A estrutura logística tem sido ampliada. A empresa está com novos terminais em Joinville (SC), Vila Velha (ES), Salvador (BA) e em outras filiais as áreas úteis foram triplicadas. Hoje, cerca de 80% das operações da Jadlog estão relacionadas ao comércio eletrônico.


Fonte: Valor Econômico



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