27/02/2023

Luft Logistics inicia testes com caminhão movido a GNV e biometano

 Luft Logistics inicia testes com caminhão movido a GNV e biometano



Em um novo passo dentro do seu programa de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), a operadora logística Luft Logistics acaba de iniciar os testes com um caminhão modelo VW 19.320 movido a GNV (gás natural veicular) e biometano. Além da redução de custos com combustível, o veículo reduz a emissão de CO² na atmosfera. Os testes de consumo e autonomia estão ocorrendo em coletas em clientes da Luft Healthcare localizados no interior do estado de São Paulo. 


A integração à frota desse tipo de veículo, além de gerar redução de custos com combustível, diminui em 25% as emissões de CO² na atmosfera, segundo o fabricante MWM Motores. O motor possui 315 cavalos de potência e capacidade em cilindros de 172m³ de GNV.


“A previsão é de que, já em março, o caminhão opere na rota Itapevi (SP) - Rio de Janeiro (RJ)”, afirma Wilson Medina, Gerente de Frota e Riscos da Luft Healthcare.


Segundo Angélica Nogueira, Diretora de Serviços da Luft Healthcare, a utilização de GNV permitirá a prática sustentável em longas distâncias, em complemento ao veículo 100% elétrico que, por enquanto, é utilizado em distâncias menores. “Trata-se de mais um importante passo de sustentabilidade nas nossas atividades”, salienta a executiva.


Operações logísticas na área da saúde


Demandando expertise e alta complexidade, as operações logísticas na área da saúde envolvem desde armazenagem, transporte e cadeia fria até frete internacional, rastreamento, embalagem para transporte, gerenciamento de produtos com necessidades especiais, logística reversa, rastreabilidade e destinação ambiental.


Com matriz em Itapevi (SP) e filiais no Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC), a Luft Healthcare soma 180 mil m² de área total e mais de 100 mil m² de área construída. A empresa mantém cross docking em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).


A empresa atende mais de 100 clientes do setor de saúde, operando mais de 200 mil posições de paletes e prestando serviços para toda a cadeia integrada. De sua expedição, saem anualmente milhões de medicamentos, vacinas, produtos para saúde e bem-estar pessoal, além de matérias-primas e outros insumos do processo produtivo.



Notícias Relacionadas
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais
 Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

04/07/2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

O país explora 48% da malha hidroviária economicamente navegável. Atualmente existem 41,7 mil quilômetros de vias navegáveis e 20,1 mil quilômetros são utilizados para transporte de carg (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.