15/05/2025

Missão Internacional ABOL: Inovação e Eficiência na Logística Global

 Missão Internacional ABOL: Inovação e Eficiência na Logística Global



O mês de Abril na ABOL teve como destaque a realização da Missão Ásia para Dubai e Xangai, junto a executivos de empresas filiadas à associação. Durante uma semana, a comitiva pôde observar de perto como tecnologia, inovação e visão estratégica estão moldando o futuro da logística global. A jornada proporcionou experiências enriquecedoras e novos conhecimentos que prometem impactar a realidade brasileira.


Nos Emirados Árabes Unidos, os representantes do Grupo Toniato, RV Ímola, TPC, DP World, Multilog, Movecta e Andreani presenciaram um alto nível de eficiência e integração nas operações logísticas. As visitas incluíram o Porto de Jebel Ali, um dos maiores e mais movimentados do mundo, e as modernas instalações da DP World. 


No Box Bay, puderam conhecer um sistema automatizado de armazenamento de contêineres, enquanto no DMCC, Traders Market e Yiwu Market observaram o dinamismo dos centros de comércio e distribuição da região. O terminal de cruzeiros do Porto Rashid, referência em infraestrutura e atendimento, também impressionou o grupo liderado pela diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha.


Em Xangai, na China, a equipe se deparou com a velocidade e o alto grau de automação que caracterizam as operações locais. Visitaram a SUNMI, referência em soluções tecnológicas; a Shopee e a Alibaba, gigantes do e-commerce mundial; a De Well, especialista em logística internacional; e o terminal de águas profundas Yang Shan, conhecido como um dos maiores e mais avançados do planeta. Cada visita reforçou a percepção de que o futuro da logística já está em pleno andamento em diferentes partes do mundo.


Agora, o desafio é trazer essas referências para o Brasil. O próximo passo para os participantes da missão é transformar a realidade local com ideias globais: aplicar os conhecimentos adquiridos, adaptar as melhores práticas às particularidades do mercado nacional, compartilhar as experiências vividas e, assim, evoluir junto com as tendências mundiais da logística.



Notícias Relacionadas
 Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

25/02/2026

Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

A Suzano, maior produtora mundial de celulose, quebrou novo recorde histórico ao alcançar a marca de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas em seus terminais no Porto de Santos (...)

Leia mais
 Tidewater adquire a Wilson Sons Ultratug Offshore por US$ 500 milhões

25/02/2026

Tidewater adquire a Wilson Sons Ultratug Offshore por US$ 500 milhões

A Houston— A Tidewater Inc. (Nyse: TDW) (“Tidewater”) anunciou no dia 22 de fevereiro (domingo) que firmou um acordo definitivo para adquirir todas as ações em circulação da Wilson Sons (...)

Leia mais
 DHL cria rede de transporte aéreo dedicada às ciências da vida

24/02/2026

DHL cria rede de transporte aéreo dedicada às ciências da vida

O Grupo DHL anunciou o reforço da sua capacidade logística no setor das ciências da vida e saúde com a criação de uma rede de transporte aéreo dedicada à cadeia de frio. (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.