A Multilog integra, pelo segundo ano consecutivo, a lista das 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2025, premiação realizada anualmente pelo IT Forum, que reconhece empresas pelo uso de tecnologia nos processos.
Em comunicado, a empresa informou que investe anualmente mais de 4% da receita em iniciativas de digitalização. Segundo a Multilog, a presença na lista é resultado de um processo contínuo de inovação, que envolve a aplicação de tecnologias em diferentes áreas da operação.
Antes da pandemia, a empresa passou a utilizar inteligência artificial para previsões de faturamento e estoques. Com o tempo, o uso da tecnologia foi ampliado e, há mais de três anos, a Multilog adota modelos para previsões de demanda de transporte e alocação de cargas.
A empresa também utiliza automação no faturamento por meio do WhatsApp, integrada a meios de pagamento digitais, como o PIX, especialmente nas operações de fronteira. O sistema permite que motoristas e clientes realizem pagamentos de tarifas e serviços de forma digital, com impacto direto nos fluxos operacionais. A solução é integrada aos sistemas internos da companhia.
Outro recurso citado é a Torre de Controle, desenvolvida internamente, que centraliza informações da cadeia de suprimentos. A ferramenta permite o acompanhamento das operações logísticas, incluindo transporte, armazenagem e estoques, além do acesso dos clientes a dados das operações em tempo real.
Na área de relacionamento com o cliente, a Multilog conta com a plataforma Genius, portal que reúne os serviços da empresa em um único ambiente. Por meio do sistema, é possível acompanhar a movimentação das mercadorias desde a retirada no porto até a entrega final, além do uso de recursos de realidade virtual e aumentada em processos de inventário e conferência.
“Fazer parte desta seleta lista novamente é motivo de muito orgulho para a Multilog e evidencia todo o processo de inovação que temos implementado ao longo dos anos, apoiada em uma governança clara, assegurando que cada iniciativa esteja alinhada à estratégia da empresa e gere valor real para os nossos clientes e parceiros”, afirmou o presidente da Multilog, Djalma Vilela.
Fonte: Mundo Logística