12/07/2022

Novo rebocador da Wilson Sons inicia operação no complexo portuário de São Luís

 Novo rebocador da Wilson Sons inicia operação no complexo portuário de São Luís



Este mês, o novo rebocador da Wilson Sons “WS Centaurus”, que começou a operar em junho, passa a integrar a frota da empresa em São Luís para apoiar a atracação e desatracação de navios de minério de ferro no Terminal de Ponta da Madeira e no Porto de Itaqui e Alumar. Com 91 toneladas de bollard pull, é o rebocador mais potente em operação no Brasil.


“A WS Centaurus vai operar em São Luís do Maranhão, ajudando a aumentar a eficiência da frota de 11 rebocadores da Wilson Sons que já opera na área. O rebocador vai manobrar os grandes navios de minério de ferro atracados no terminal de Ponta da Madeira, pois esses navios necessitam de rebocadores potentes. Sua operação também será importante no Porto de Itaqui, que vem crescendo nas atividades do agronegócio, com cargas de grãos, fertilizantes e líquidos, como petróleo e derivados”, explica Márcio Castro, diretor executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons.


Redução de emissões de GEE


O “WS Centaurus” é o primeiro de seis novos rebocadores com conceito inovador no Brasil. Com projeto Damen RSD 2513, seu casco apresenta uma hidrodinâmica mais eficiente para uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa. As aletas gêmeas melhoram a navegabilidade e aumentam a capacidade de arrasto durante as manobras, o que garante menor consumo de combustível e, consequentemente, menores emissões.


Além disso, os novos navios são os primeiros no Brasil a seguir o padrão IMO TIER III, que promove a redução das emissões de óxido de nitrogênio em mais de 75% e contribui para a melhoria da qualidade do ar nos portos onde operam. Este padrão é exigido em algumas regiões da América do Norte e Europa. 


Construído no estaleiro da Wilson Sons em Guarujá (SP), projetado pelos Estaleiros Damen, o novo rebocador é um rebocador de escolta com 25 metros de comprimento e 13 metros de boca com certificado de combate a incêndio (Fi-Fi 1). Outros dois novos rebocadores serão entregues ainda este ano – e os demais entrarão em operação em 2023.


A Wilson Sons é a maior operadora de logística integrada portuária e marítima do Brasil, com mais de 180 anos de experiência. A empresa atua em todo o Brasil e oferece soluções completas para mais de 5.000 clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, empresas de óleo e gás, projetos de energia renovável, corporações do agronegócio e outros players de diferentes negócios.



Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.