26/09/2025

Operadores Logísticos ampliam presença em diferentes setores da economia

 Operadores Logísticos ampliam presença em diferentes setores da economia



Os Operadores Logísticos (OLs) estão cada vez mais presentes em diferentes elos da cadeia produtiva brasileira. De acordo com a mais recente edição do estudo Perfil dos Operadores Logísticos, elaborado pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), 64% das empresas vêm ampliando suas áreas de atuação desde 2022 e atendendo a uma base cada vez mais diversificada de setores.


O levantamento mostra que os OLs já estão presentes em mais de 20 segmentos da economia, atendendo, em média, nove mercados distintos. Os destaques de crescimento nos últimos dois anos foram bebidas (72%, crescimento de 14 pontos percentuais), automotivo e autopeças (70%, crescimento de 13 pontos percentuais), metal-mecânico (43%, crescimento de 13 pontos percentuais) e vestuário e têxtil (48%, crescimento de 10 pontos percentuais). Esse avanço reforça o papel das operadoras como elo estratégico da economia nacional, capazes de integrar múltiplas indústrias e garantir eficiência em operações cada vez mais complexas.


Entre as indústrias de maior representatividade também estão cosméticos (66%), alimentos processados (64%), varejo/atacado (60%) e eletroeletrônicos (60%). O levantamento revela ainda expansão em áreas emergentes, como tecnologia, saúde animal e petroquímicos.


A indústria farmacêutica, por sua vez, apesar de seguir relevante (53%), registrou queda de três pontos percentuais em comparação a 2022. A diversificação mostra que o setor está preparado para responder às transformações do mercado, oferecendo soluções sob medida para indústrias com diferentes níveis de exigência e alto valor agregado.


Levantamento


O Perfil dos Operadores Logísticos estima um universo de 1.300 empresas, de pequeno, médio e grande portes, que atenderam a pré-requisitos determinados, como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e serviços oferecidos. Deste, 127 operadores, entre eles, os associados à ABOL, colaboraram diretamente com o material. Juntos, eles representam 40% do faturamento do setor, que tem Receita Bruta Operacional (ROB) de R$192 bilhões.


Criada em 2012, a ABOL tem como prioridade regulamentar a atividade do Operador Logístico no Brasil, oferecendo um ambiente de negócios mais ágil, menos burocrático e com segurança jurídica para a atração de investimentos. A entidade também contribui com soluções para o desenvolvimento constante do mercado e reúne atualmente os 30 maiores players do setor, nacionais e internacionais.


Regulamentar a atividade dos Operadores Logísticos (OL), responsáveis pelos serviços de transporte, armazenagem, e gestão de estoque, e garantir maior segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade ao setor. Este é um dos grandes propósitos da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. Desde 2012, a entidade representa, promove e trabalha em prol do desenvolvimento do setor e na defesa do protagonismo e essencialidade dos operadores associados, empresas nacionais e multinacionais que atendem as mais diversas cadeias produtivas e que, juntas, detêm 16% da Receita Bruta de todo o mercado.


Fonte: Guia Marítimo



Notícias Relacionadas
 Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

19/12/2025

Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

A paridade de gênero deixou de ser um ideal abstrato e passou a representar um indicador concreto de competitividade e maturidade empresarial. Em setores estratégicos como a logística, a (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

19/12/2025

Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

Os Operadores Logísticos estão expandindo suas áreas de atuação e, também, ampliando a capilaridade. De acordo com a última edição do Perfil dos Operadores Logísticos, 64% das empresas a (...)

Leia mais
 Descarbonização no centro dos debates

19/12/2025

Descarbonização no centro dos debates

Reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e adotar uma agenda ambiental mais consistente têm deixado de ser planos futuros e se tornam parte essencial do planejamento de diversas (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.