04/11/2024

Plano de ação vai liberar acúmulo de cargas no Aeroporto de Guarulhos

 Plano de ação vai liberar acúmulo de cargas no Aeroporto de Guarulhos



Um plano de ação será adotado para liberar o acúmulo de cargas no Aeroporto de Guarulhos. O acordo foi feito nesta sexta-feira (1º), em diálogo entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil e a diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O grupo se reuniu com a empresa responsável pelo aeroporto, a GRU Airport, e com as empresas áreas para discutir uma solução sobre o processamento de cargas.


Nas últimas semanas, o Ministério de Portos e Aeroportos recebeu novas queixas a respeito de atrasos no recebimento de entrega das cargas no Terminal de Guarulhos. Na ocasião, a Anac solicitou que a concessionária adotasse providências imediatas para solucionar o problema. A agência também avalia as providências administrativas cabíveis.


Segundo a Anac, ela dialoga com as empresas aéreas, agentes de carga e associações afetadas para verificar os impactos e avaliar outras providências administrativas necessárias. A situação do aeroporto é acompanhada pelo Ministério de Portos e pela Agência.


‘Situação insustentável’


Também nesta sexta, representantes da ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), da NTC&Logística e do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo) solicitaram nesta sexta-feira (1º) uma audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para tratar sobre dificuldades na operação de cargas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Segundo eles, a situação se agravou nas últimas semanas de forma “insustentável”.


Os representantes afirmam que enfrentam “paralisação e acúmulo de cargas no terminal, com exposição desnecessária, comprometendo o fluxo das operações logísticas, o transporte e o abastecimento nacional”. Eles apontam que a situação afeta cargas perecíveis e não perecíveis, além de “itens de importância crítica”, e precisam de uma “solução concreta que atenda a todos os elos envolvidos na operação”.


Por meio de ofício enviado à pasta, os envolvidos solicitaram uma reunião “com a maior brevidade possível”.


Por meio de comunicado emitido em 23 de outubro, o aeroporto afirmou que houve um “aumento significativo” no volume de importações, o que teria gerado atraso no processo de recebimento e de entrega de cargas. “A Concessionária está atuando para regularizar as pendências de recebimento o quão breve possível”, disse o aeroporto naquele dia.


Concessão ampliada


O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou em 24 de outubro a prorrogação da concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos à GRU Airport. A prorrogação foi permitida por mais um ano e quatro meses em troca de investimentos novos, a exemplo da ampliação do terminal 3 de passageiros.


Agora, a concessão, que se encerraria em 11 de julho de 2033, só termina em 23 de novembro de 2034. O documento ainda prevê a inclusão de 28 aeroportos regionais no contrato da GRU.


Fonte: R7



Notícias Relacionadas
 Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

19/12/2025

Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

A paridade de gênero deixou de ser um ideal abstrato e passou a representar um indicador concreto de competitividade e maturidade empresarial. Em setores estratégicos como a logística, a (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

19/12/2025

Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

Os Operadores Logísticos estão expandindo suas áreas de atuação e, também, ampliando a capilaridade. De acordo com a última edição do Perfil dos Operadores Logísticos, 64% das empresas a (...)

Leia mais
 Descarbonização no centro dos debates

19/12/2025

Descarbonização no centro dos debates

Reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e adotar uma agenda ambiental mais consistente têm deixado de ser planos futuros e se tornam parte essencial do planejamento de diversas (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.