13/12/2024

RV Ímola uniu arte, sustentabilidade e geração de renda

 RV Ímola uniu arte, sustentabilidade e geração de renda



Em 2024, a RV Ímola, empresa da área de logística da saúde, colocou em andamento um projeto com geração de renda e sustentabilidade para mulheres da Barra de São Miguel, comunidade de Guarulhos, na região do aeroporto de Cumbica. O projeto, “Bola de Trapo”, contou com a parceria da artista plástica Anna Guerra, que reuniu sete mulheres e teve apoio da ONG Sonhar Alto.


Entre os materiais trabalhados estavam uniformes e resíduos usados pela RV Ímola. “O projeto foi uma ideia de capacitar essas mulheres. Elas entraram com o enrolar dos tecidos fabricando bolas e cordas que depois foram para o meu ateliê”, conta Anna Guerra. O projeto teve geração de renda para elas, que receberam até R$ 400 reais por encontro.


Segundo Angela Castilho Santana, uma das mulheres atendidas pelo “Bola de Trapo”, o projeto trouxe benefícios: “Além do dinheiro, fez a gente também se distrair um pouco e ajudou as mulheres da Barra de São Miguel a se unir”, afirma.


As aulas foram na sede do Instituto Sonha Alto. “Foi muito boa a experiência, porque elas conseguiram trabalhar em horários flexíveis. Na Barra de São Miguel as famílias são de extrema vulnerabilidade social e muitas mulheres são mães solo”, conta Odilon Araújo, líder e fundador do Instituto Sonha Alto.


“O ‘Bola de trapo’ reforça a visão da RV Ímola em relação à sustentabilidade. O descarte correto de resíduo e a reutilização do que utilizamos dentro da empresa é um dos nossos pilares de sustentabilidade”, afirma Karene Vilela, diretora de Comunicação e Marketing da RV Ímola.


O projeto culminou com a visita das moradoras de Barra de São Miguel à Galeria Tato, em São Paulo, onde Anna Guerra expôs alguns trabalhos, com bordados e esculturas, feitos a partir das bolas de fios enroladas nas oficinas. “Elas ficaram encantadas com o resultado e tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, estar em uma galeria de arte. Foi muito bom”, afirma Anna.



Notícias Relacionadas
 Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

19/12/2025

Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

A paridade de gênero deixou de ser um ideal abstrato e passou a representar um indicador concreto de competitividade e maturidade empresarial. Em setores estratégicos como a logística, a (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

19/12/2025

Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

Os Operadores Logísticos estão expandindo suas áreas de atuação e, também, ampliando a capilaridade. De acordo com a última edição do Perfil dos Operadores Logísticos, 64% das empresas a (...)

Leia mais
 Descarbonização no centro dos debates

19/12/2025

Descarbonização no centro dos debates

Reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e adotar uma agenda ambiental mais consistente têm deixado de ser planos futuros e se tornam parte essencial do planejamento de diversas (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.