03/07/2023

TPC aprimorou operações com a metodologia Lean

 TPC aprimorou operações com a metodologia Lean



A TPC Logística Inteligente, empresa da JSL, otimizou processos, aprimorou suas operações e economizou recursos por meio da cultura Lean. Todo o trabalho de implantação e resultados com a metodologia foram apresentados no Lean Summit 2023, maior evento presencial da comunidade Lean, realizado em junho na capital paulista. O diretor de negócios e engenharia, Eduardo Leonel, e o diretor de tecnologia e inovação, Gilberto Zanetti, mostraram o case da operadora logística no painel “Logística Lean para operações multicanais”.


Leonel explicou como a TPC está implementado a cultura Lean nos seus três pilares estratégicos (Gente, Processos e Tecnologia) e como essa jornada pode proporcionar excelência nos serviços aos clientes. “A aplicação de todos os conceitos Lean, que inclui ganhos rápidos, revisão do processo e alinhamento de desvios, trouxe resultados muito positivos”, revela.


Zanetti apresentou cases com a metodologia que busca eliminar desperdícios, melhorar a produtividade e, consequentemente, reduzir custos, em suas operações. Para solucionar problemas como o alto índice de absenteísmo, retrabalho no processo e atividades não definidas, a TPC identificou todos os pontos sensíveis por meio de entrevistas, medições e acompanhamento das atividades. “Havia equipamentos quebrados, colaboradores ausentes, excesso de tarefas, horas extras... Realizamos um trabalho de capacitação da equipe e melhoramos o processo”.


Após a implementação do lean, a operação ganhou muito mais agilidade: uma atividade que demandava 8 horas para ser concluída, passou a levar 2h24. O fluxo de empilhadeiras no armazém, que até então não era organizado, também melhorou com a criação de fluxos lógicos e obrigatórios, resultando em otimização de tempo e produtividade, uma vez que também solucionou problemas de segurança. “Por meio do lean, conseguimos eliminar o tempo de espera e estimulamos um fluxo contínuo. Com o projeto de melhoria, o cliente passou a economizar R$ 1,1 milhão anualmente”, finaliza Zanetti.



Notícias Relacionadas
 Inventário da ABOL reforça importância da descarbonização na logística brasileira

10/11/2025

Inventário da ABOL reforça importância da descarbonização na logística brasileira

Entender os impactos ambientais causados pelas atividades de uma empresa está se tornando algo cada vez mais necessário, tanto para a preservação do planeta quanto por questões estratégi (...)

Leia mais
 Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

05/11/2025

Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, avança em sua agenda estratégica de transformação digital com foco na excelência operacional e na experiência do clien (...)

Leia mais
 BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

05/11/2025

BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador, subsidiária da Wilson Sons, visando a expansão e modernizaçã (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.