17/01/2023

Wilson Sons alcança recorde de produtividade em novo cais do Tecon Salvador

 Wilson Sons alcança recorde de produtividade em novo cais do Tecon Salvador



No início de janeiro, a Wilson Sons, por meio do seu terminal de contêineres no porto de Salvador, atingiu o recorde de 110 contêineres movimentados por hora (mph - embarque e descarga) durante a operação do navio "Corcovado", atracado no novo cais, Santa Dulce dos Pobres, homologado pela Marinha do Brasil no final do ano passado.


O último recorde havia sido alcançado em janeiro de 2018, com 102 mph. A produtividade média por guindaste de cais Super Post-Panamax do tipo STS (ship-to-shore), com 37 movimentos por hora, configura um feito inédito. É o melhor desempenho em mph por equipamento já realizado entre os terminais do Nordeste.


Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, destaca que os recentes investimentos em infraestrutura para aumentar a capacidade de atendimento e, também, em eficiência tecnológica, operacional e de segurança, são responsáveis por inserir o terminal baiano entre os mais produtivos e atrativos do Brasil. “O elevado número de movimentações de contêineres por hora tem relação direta com esses investimentos, incluindo o início da operação do novo cais, Santa Dulce dos Pobres, para o qual adquirimos os mais modernos guindastes disponíveis no mercado, com lança de 66 metros e capacidade de içamento a 51 metros, viabilizando erguer até 80 toneladas por vez. São maquinários similares aos que são utilizados nos maiores portos no mundo, como Rotterdam e Los Angeles, por exemplo”, ressalta.


Para otimizar os processos, incluindo o gerenciamento de cargas em pátio e nos navios, o Tecon Salvador conta com um software de gestão que é líder no mercado mundial e utilizado nos terminais das Américas, Ásia e Europa, o Navis N4. O recurso imprime maior acessibilidade de informações a todos que usam o terminal, sendo responsável, também, pela agilidade no recebimento dos caminhões, que levam 40 minutos, entre triagem e gate out (portão de saída do Porto).


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.