24/06/2025

Wilson Sons inicia operação com energia 100% renovável na Base Rio

 Wilson Sons inicia operação com energia 100% renovável na Base Rio



A Wilson Sons passou a operar com energia elétrica 100% renovável, proveniente principalmente de fontes eólicas e solares, na Base Rio de Apoio Offshore, localizada na Baía de Guanabara. A unidade presta suporte logístico a empresas do setor de energia offshore que atuam nas Bacias de Campos e Santos.


Com a mudança, a expectativa é reduzir cerca de 22,7 toneladas de CO2 equivalente por ano, relacionadas às emissões indiretas de Escopo 2, decorrentes do consumo de eletricidade, tanto para uso interno quanto no fornecimento de energia às embarcações que atracam na base.


A Base Rio deve receber, até o fim do ano, os certificados I-REC (International Renewable Energy Certificate), que comprovam a origem renovável da energia consumida. O uso de I-RECs é reconhecido internacionalmente para a contabilização de emissões de Escopo 2.


De acordo com a empresa, a energia elétrica é utilizada em diversas áreas da base, como iluminação de pátios, escritórios, oficinas mecânicas e áreas de armazenamento. A estrutura também fornece energia de terra para embarcações, substituindo o uso de geradores a diesel durante o período em que estão atracadas.


SUPORTE A CAMPANHAS DE PERFURAÇÃO


A Base Rio, localizada no bairro do Caju (RJ), possui cinco berços de atracação e uma área de mais de 65 mil m². A estrutura oferece movimentação de cargas, armazenagem de materiais e equipamentos, planta de fluidos e granéis para apoio a campanhas de perfuração, além de serviços ambientais e operacionais. O gerenciamento é realizado por meio de sistemas informatizados de controle de inventário e fluxo de cargas.


A Wilson Sons opera duas bases privadas na Baía de Guanabara, nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, totalizando oito berços de atracação. A empresa também atua com bases temporárias em diferentes portos do país. A unidade conta ainda com o Parque de Tubos Guaxindiba, a 20 km da Base Niterói, com 63 mil m², voltado ao armazenamento, inspeção e hidrojateamento de tubos de perfuração.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

25/02/2026

Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

A Suzano, maior produtora mundial de celulose, quebrou novo recorde histórico ao alcançar a marca de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas em seus terminais no Porto de Santos (...)

Leia mais
 Tidewater adquire a Wilson Sons Ultratug Offshore por US$ 500 milhões

25/02/2026

Tidewater adquire a Wilson Sons Ultratug Offshore por US$ 500 milhões

A Houston— A Tidewater Inc. (Nyse: TDW) (“Tidewater”) anunciou no dia 22 de fevereiro (domingo) que firmou um acordo definitivo para adquirir todas as ações em circulação da Wilson Sons (...)

Leia mais
 DHL cria rede de transporte aéreo dedicada às ciências da vida

24/02/2026

DHL cria rede de transporte aéreo dedicada às ciências da vida

O Grupo DHL anunciou o reforço da sua capacidade logística no setor das ciências da vida e saúde com a criação de uma rede de transporte aéreo dedicada à cadeia de frio. (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.