29/02/2024

Wilson Sons leva à Intermodal 2024 novas soluções tecnológicas e operacionais

 Wilson Sons leva à Intermodal 2024 novas soluções tecnológicas e operacionais



Com mais de 186 anos e abrangência nacional, a Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do Brasil, oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros segmentos da economia. A empresa, que busca sempre a adoção de novas tecnologias, que contribuam para o desenvolvimento sustentável do País, irá trocar informações, gerar novas conexões, estreitar relacionamento com stakeholders e apresentar seu portfólio, no estande F070, na Intermodal South America 2024, de 5 a 7 de março, em São Paulo.


Sua diversificação de negócios inclui dois terminais de contêineres (BA e RS); mais de 80 rebocadores que atuam em mais de 30 portos e terminais ao longo da costa brasileira; dois estaleiros no Guarujá (SP); mais de 20 embarcações de apoio offshore com bandeira brasileira; duas bases de apoio offshore na Baía de Guanabara (RJ); centro logístico alfandegado em Santo André (SP); e uma das maiores agências marítimas independentes do Brasil.


Durante os três dias da Intermodal, os visitantes do estande da Wilson Sons poderão fazer um tour virtual nas suas unidades de negócio. Em realidade 3D, o tour apresenta ao visitante desde os modernos terminais de contêineres, que utilizam guindastes elétricos, até o rebocador WS Centaurus, primeiro rebocador construído com tecnologia mais sustentável. 


“A melhoria contínua por meio da inovação e da adoção de novas tecnologias faz parte do DNA da Wilson Sons. Participar do maior evento da América Latina, a Intermodal, é uma oportunidade única de estarmos ainda mais próximos dos nossos stakeholders e apresentar soluções que buscam tornar mais eficientes e sustentáveis as operações do setor marítimo e portuário. Estamos dedicados a buscar sempre o desenvolvimento sustentável de longo prazo e a criar valor para os nossos stakeholders”, diz Arnaldo Calbucci, COO da Wilson Sons.


Ao longo da sua trajetória de quase dois séculos, a Wilson Sons vem apoiando o desenvolvimento do comércio global e, assim, colaborando de forma decisiva para a competitividade do Brasil. A companhia trabalha para otimizar a cadeia logística, essencial à economia e ao desenvolvimento sustentável do País, em que 90% do fluxo de comércio são transportados por rotas marítimas, correspondendo a cerca de 24% da economia brasileira. É importante ressaltar que os portos e o transporte marítimo são também relevantes para a América Latina, sendo a base da economia global: 80% a 90% do comércio mundial entre países são realizados pelo modal aquaviário. São US$ 5 trilhões em valor agregado dos produtos transportados.


Novos rebocadores com tecnologia mais sustentável


Os dois terminais da companhia estão aptos a operar os maiores navios do mundo. O Tecon Rio Grande (RS) é o mais automatizado do País e com infraestrutura para operar como hub marítimo-portuário do Cone Sul, enquanto o Tecon Salvador, entre os portos do Nordeste, é responsável por 41% dos contêineres do comércio exterior. Já os novos rebocadores são os primeiros do Brasil com o padrão IMO TIER III estabelecido pela Organização Marítima Internacional. Com design inovador, permitem reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com uma diminuição estimada de até 14% no consumo de combustíveis fósseis. Nos estaleiros, mais de 150 embarcações já foram construídas pela empresa, a única a possuir um dique seco no Porto de Santos.


Atualmente, a companhia está em novo ciclo de construção de seis rebocadores mais sustentáveis. Quatro deles já foram entregues, a partir de julho de 2022 (WS Centaurus, WS Orion, WS Rosalvo e WS Castor), e os outros dois serão entregues em 2024.


A Wilson Sons também é mantenedora do Cubo Itaú, o mais relevante hub de inovação da América Latina, e lidera junto a outras empresas o Cubo Maritime & Port. A iniciativa tem como objetivo tornar as operações portuárias e transporte aquaviário de carga cada vez mais eficientes, seguras e sustentáveis. Nos últimos três anos, a Wilson Sons investiu aproximadamente R$ 25 milhões em participação minoritária em startups. 


A companhia é investidora minoritária em três startups, detentoras de tecnologias e soluções relevantes para a transformação digital de nossa indústria. São elas: a DockTech (faz mapeamento do leito dos portos para tornar mais eficientes a navegação e a dragagem), a Argonáutica (com a ferramenta de calado dinâmico otimiza a carga dos navios e a atracação nos terminais) e a AlDrivers (conversão de veículos e maquinários convencionais, como caminhões, em equipamentos autônomos).


O diretor de transformação digital da Wilson Sons, Eduardo Valença, destaca que a Intermodal é uma excelente oportunidade de debater a inovação e mostrar como as empresas, no Brasil, estão trabalhando nessa agenda relevante apresentando também os principais desafios do setor. Durante o evento, o estande do Cubo Maritime & Port também promoverá discussões sobre novas tendências tecnológicas. 


Inovação e sustentabilidade


A Wilson Sons foi reconhecida por seu protagonismo em inovação e classificada como uma das empresas mais inovadoras do País, segundo pesquisa do Anuário Valor Inovação Brasil 2023, integrando o ranking das 150 empresas mais inovadoras e está no Top 5 do setor de Transportes e Logística. A classificação é feita a partir de minuciosa pesquisa elaborada pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, em parceria com o Valor Econômico.


Em 2023, a Wilson Sons alcançou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Ouro do Programa GHG Protocol, que visa a estimular as empresas na elaboração e publicação de inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE). A certificação é um reconhecimento às corporações que reportam, de forma transparente, todas as suas fontes emissoras em seus inventários, com verificação de auditoria externa, um passo importante para o enfrentamento às mudanças climáticas.


A companhia também foi a primeira da América Latina a ingressar, em 2022, no TIC 4.0, o comitê global de inovação em terminais portuários, que reúne players globais tanto da indústria de operadores de terminais, quanto de fabricantes e fornecedores de equipamentos e tecnologia de ponta portuários. Em 2023, a Wilson Sons, que tem cerca de 3.900 colaboradores, renovou sua certificação Great Place to Work (GPTW). 


A consultoria global, referência na avaliação das melhores empresas para se trabalhar, anunciou a conquista da companhia com selo que certifica organizações com um ótimo ambiente de trabalho.



Notícias Relacionadas
 Nota conjunta dos setores sujeitos à tributação substitutiva da folha

29/04/2024

Nota conjunta dos setores sujeitos à tributação substitutiva da folha

A ação impetrada pelo governo no Supremo Tribunal Federal (STF), em 24 de abril de 2024, para questionar a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos até 2027, coloca em risco os (...)

Leia mais
 Inteligência artificial impulsiona redução de custos

29/04/2024

Inteligência artificial impulsiona redução de custos

Enquanto o agronegócio brasileiro aposta cada vez mais em inteligência artificial (IA) para impulsionar eficiência, buscando reduzir custos e elevar a produtividade, fornecedoras de tecn (...)

Leia mais
 Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

25/04/2024

Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio BBM 2024 — o Oscar da logística brasileira. Realizado pela MundoLogística em parceria com a BBM Logística, a premiação visa reconh (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.