20/05/2025

Wilson Sons elimina emissões por uso de energia 100% renovável no Tecon Rio Grande

 Wilson Sons elimina emissões por uso de energia 100% renovável no Tecon Rio Grande



A Wilson Sons, reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, obteve, por meio do Tecon Rio Grande (RS), a certificação que comprova o uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis nas operações em 2024. O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) garante que as emissões de Escopo 2 do terminal — aquelas relacionadas à geração de energia elétrica consumida — foram zeradas, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo GHG Protocol, metodologia global para a contabilização e gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A concessão do selo foi realizada em abril pela EDP Brasil, empresa referência na geração de energia no País.
O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC, da sigla em inglês) comprova que a energia consumida no terminal, movimentada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), é proveniente de fontes limpas. O I-REC é um sistema operacional confiável de rastreamento de atributos ambientais de energia e contabilidade de carbono padronizado. Reconhecido mundialmente, o certificado garante que a energia consumida é proveniente de fontes limpas e a empresa está comprometida com a redução das emissões de gases de efeito estufa e seus impactos ambientais. Já o Escopo 2 refere-se às emissões indiretas resultantes do consumo de eletricidade, vapor, aquecimento ou resfriamento adquiridos por uma organização.
“O Certificado I-REC reforça o compromisso do Tecon Rio Grande com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, alinhando-se às melhores práticas do mercado”, afirma Paulo Bertinetti, diretor-presidente do terminal. “Com essa iniciativa, estima-se que as emissões de escopo 2 de gases de efeito estufa no terminal tenham sido reduzidas em aproximadamente 80%, consolidando nosso avanço rumo a uma operação cada vez mais limpa e eficiente.”
O Tecon Rio Grande é a principal via de acesso do Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo, tornando-se, ao longo de seus 28 anos de operação, fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Atualmente, conta com mais de 3 mil clientes, entre importadores e exportadores, e recebe as principais linhas que escalam o Brasil, oferecendo serviços semanais para todos os trades a partir de 13 clientes armadores. Com localização estratégica, o Tecon Rio Grande tem a capacidade de operar 1,4 milhão de TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) e receber embarcações Neo-Panamax com seus 900 metros de cais, aliando produtividade, uso de tecnologia e automação, posicionando o ativo como a melhor alternativa para transbordo do Cone Sul.



Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.