Em busca de inovação e produtividade em toda a cadeia de suprimentos, a Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Infra S.A, organização estatal vinculada ao Ministério dos Transportes. O objetivo da parceria é o desenvolvimento de ações conjuntas para o intercâmbio de conhecimentos e experiências, além da realização de estudos sobre eficiência no transporte e das atividades dos Operadores Logísticos, no que se refere à segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade para o setor. O documento terá validade de dois anos, até novembro de 2026, podendo ser prorrogado por, no máximo, 60 meses.
O Acordo foi firmado entre a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha, o diretor presidente da Infra S.A, Jorge Luiz Macedo Bastos, e o diretor de Mercado e Inovação da organização, Marcelo Vinaud Prado. “O nosso desafio é contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira e de políticas públicas para o setor, ao mesmo tempo em que impulsionamos o mercado ”, destacou Marcella, que, à frente da Associação há quase quatro anos, cada vez mais tem reforçado a importância da participação de todos os players para o crescimento do mercado.
Marcelo Vinaud já apontou o primeiro projeto no qual a participação dos Operadores Logísticos é considerada relevante: “Para o PNL (Plano Nacional de Logística) de 2050, queremos ter uma proposta mais madura e contamos com a ABOL. Vamos colher dados dos associados dentro de um ambiente mais adequado, identificando a temperatura do que está sendo proposto”.
Além disso, os trabalhos decorrentes do acordo deverão envolver a realização de estudos sobre a matriz de origem e destino da carga no Brasil e eficiência no transporte aéreo de carga, com foco na redução dos custos logísticos e redução de burocracias, assim como a expansão da infraestrutura. Será um levantamento por ano, elaborado entre as partes. Também integra o escopo a organização de eventos, seminários, participação em feiras, missões nacionais e internacionais, consultas e audiências públicas. O planejamento inclui workshops com representantes da Infra S.A. e ABOL para fortalecer a relação institucional e a publicação, pela estatal, de painéis para divulgação de informações relevantes do segmento de infraestrutura, com dados desenvolvidos ao longo da vigência do Acordo de Cooperação Técnica. “O mapeamento da matriz origem e destino das cargas em regiões brasileiras, a fim de melhor orientar os planos de expansão e capilaridade dos OLs, foi uma das primeiras sugestões de pesquisa feita pela ABOL. Propusemos ainda o diagnóstico dos principais gargalos, entraves e oportunidades do modal aéreo de carga no País”, apontou a diretora executiva da ABOL.
SOBRE ABOL
Regulamentar a atividade dos Operadores Logísticos (OL), responsáveis pelos serviços de transporte, armazenagem, e gestão de estoque, e garantir maior segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade ao setor. Este é um dos grandes propósitos da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. Desde 2012, a entidade representa, promove e trabalha em prol do desenvolvimento do setor e na defesa do protagonismo e essencialidade dos operadores associados, empresas nacionais e multinacionais que atendem as mais diversas cadeias produtivas e que, juntas, detêm 16% da Receita Bruta de todo o mercado.
Assessoria de Imprensa – ABOL
Conteúdo Empresarial – Comunicação & Marketing
Atendimento à Imprensa
Lyne Santos - lyne@conteudoempresarial.com.br
(13) 99653-3633
Jornalista Responsável
Érica Amores - erica@conteudoempresarial.com.br