04/06/2025

Operadores logísticos relatam ‘extrema apreensão’ com greve da Receita e risco para empregos

 Operadores logísticos relatam ‘extrema apreensão’ com greve da Receita e risco para empregos



Operadores logísticos relatam “extrema apreensão” com a continuidade da greve de auditores fiscais da Receita Federal, que se arrasta desde novembro. Entidades do setor dizem que os custos adicionais gerados por multas com o atraso nas entregas de mercadorias têm desestimulado contratações e podem afetar o nível de emprego.


“Vale lembrar que os operadores logísticos respondem por aproximadamente 2,3 milhões de empregos, entre diretos e indiretos, sendo peça-chave na engrenagem da economia nacional”, diz nota da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), obtida pela Coluna do Estadão.


Operadores logísticos são empresas que prestam serviços integrados de logística, como transporte, armazenagem e gestão de estoque. A Abol alerta para um aumento expressivo no tempo de liberação de cargas nos principais aeroportos e portos do País, devido à paralisação dos auditores, que fiscalizam as mercadorias que chegam do exterior.


“A sobrestadia das mercadorias, associada à ausência de condições adequadas para sua manutenção nos terminais de carga, tem gerado atrasos em serviços de abastecimentos essenciais à população, quebra de contratos com clientes e embarcadores e, no pior dos casos, avarias que comprometem a integridade dos produtos”, afirma outro trecho da nota, assinada pela diretora-presidente da Abol, Marcella Cunha.


Ao pedir urgência para um acordo entre o governo federal e a Receita, a entidade também ressalta que a instabilidade compromete a confiança de investidores e gera danos para a credibilidade global do Brasil.


Como mostrou a Coluna do Estadão, delegados da Receita também aderiram à greve. Um dos principais motivos para a decisão foi o corte de até 20% do bônus de produtividade de auditores imposto pelo órgão.



Coluna do Estadão



Notícias Relacionadas
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.