30/05/2025

Ponte Bioceânica: Trabalho fundamental continua para a conectividade regional

 Ponte Bioceânica: Trabalho fundamental continua para a conectividade regional



A construção da ponte internacional que liga as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (Brasil) avança a todo vapor. Esta infraestrutura estratégica, parte fundamental da Rota Bioceânica de Capricórnio, visa fortalecer o comércio, otimizar a logística e promover maior integração regional.


No setor paraguaio, o aterro de acesso foi concluído com sucesso utilizando a técnica de reaterro, que consiste em aterrar o solo com material bombeado do leito do rio, criando assim uma base sólida para a futura estrada. A construção do pacote estrutural da estrada, que inclui as camadas que comporão o pavimento, começará nesta plataforma.


Além disso, os viadutos de acesso em ambas as extremidades já foram concluídos. Atualmente, o trabalho está focado na instalação dos cordões de segurança e do sistema de ancoragem para futuras barreiras suicidas. Em relação aos pilares principais — estruturas verticais que darão suporte ao tabuleiro central por onde trafegarão veículos e pedestres — estão sendo realizadas obras fundamentais.


Na estaca nº 13, do lado paraguaio, foi colocada a primeira pedra fundamental, peça inicial a partir da qual começará a ser construída a superfície de tráfego. Os primeiros suportes que darão suporte estrutural também foram instalados.


O trabalho também está progredindo nos mastros, colunas que se elevam acima das estacas para ancorar os estais. Do lado brasileiro, no píer nº 14, continuam as obras de concretagem e protensão dos quadros de escalada, trechos sucessivos que compõem o mastro.


O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) reafirma seu compromisso com o andamento constante deste megaprojeto, financiado pela Itaipu Binacional, que conectará o Oceano Atlântico ao Pacífico através do Chaco Paraguaio. Uma vez concluída, essa infraestrutura será um meio fundamental para impulsionar o comércio internacional e gerar novas oportunidades de desenvolvimento para o Paraguai e toda a região.


Fonte: Rota Bioceânica



Notícias Relacionadas
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.