10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho



O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvolvimento logístico que dialogue com a realidade. O titular da pasta pontuou ser muito importante impulsionar o volume do investimento para que haja uma melhora da infraestrutura nacional.


Ele deu as declarações nesta quarta-feira (9), durante o evento “Logística no Brasil”, série de debates promovida pelo Valor, com oferecimento da Infra S.A. e do Ministério dos Transportes. O tema da série de debates é a infraestrutura brasileira como vetor de desenvolvimento.


De acordo com Renan Filho, a ideia de fazer um plano nacional existe porque, antes, os projetos estabelecidos para a infraestrutura não levavam em conta a realidade nacional. “Por exemplo, estamos levando em consideração conhecimento fiscal para ter conhecimento de quantidade de carga no país", comentou.


Outro desafio citado por ele é ouvir as pessoas e fazer um diálogo com a sociedade e entidades representativas. O terceiro ponto é estimular os bons projetos nacionais, tendo conhecimento sobre previsões da iniciativa privada e prioridades do governo. O ministro falou sobre possibilitar que “isso tudo” impulsione um volume de investimentos.


“Quando você investe recursos em projeto ruim, significa que o caminho está errado. Mas se você escolhe bom projeto e amplia volume de recursos, você melhora mais rapidamente a infraestrutura nacional.”


"A cara do plano [de logística] será de garantir a esse país um ciclo de dez, pelo menos os dez próximos [anos], como recordes anuais sucessivos crescentes, investimentos crescentes pela próxima década, a fim de melhorar a infraestrutura”, comentou o titular da pasta. “A cara é escolher bons projetos e estimular aumento do volume de investimentos.”


Renan Filho disse que a logística nacional e a infraestrutura sempre sofrem questionamentos, mas que houve avanços significativos nos últimos anos. Em sua visão, o Brasil é um grande exportador e um país competitivo economicamente, sendo uma das nações que mais crescem em capacidade de exportação nos últimos anos.


Segundo o ministro, houve um amplo crescimento de investimentos em rodovias e ferrovias nos últimos anos, tanto no campo público quanto privado, para que os segmentos tenham volumes de investimentos suficientes à seleção de bons projetos.


Apesar disso, Renan Filho disse que o governo quer estimular ainda mais tais recursos a serem investidos.


Evento completo em vídeo. Evento do ‘Valor’ tem investimento em logística como tema


Fonte: Valor Econômico


Crédito da foto: Wenderson Araujo/Valor



Notícias Relacionadas
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.