02/12/2025

Amazon e alemã DHL vão se instalar no novo centro logístico do Aeroporto de Fortaleza

 Amazon e alemã DHL vão se instalar no novo centro logístico do Aeroporto de Fortaleza



A gigante Amazon e a empresa de logística do grupo alemão Deutsche Post DHL irão se instalar no complexo logístico nos arredores do Aeroporto Internacional de Fortaleza. A informação foi confirmada pelo diretor de Negócios da Cone S.A., Fernando Perez.


O projeto do centro logístico é de responsabilidade da Aerotrópolis S.A., empresa ligada à Cone.


De acordo com ele, o espaço receberá investimento superior a R$ 1 bilhão em estrutura e até R$ 600 milhões em equipamentos. “Estamos negociando com outros gigantes do e-commerce também”, afirmou.


Perez acrescentou que a primeira fase das operações do centro logístico deve iniciar em fevereiro de 2026. Recentemente, o terreno envolveu-se em um imbróglio com a suspensão de parte da obra por desmatamento, após a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) apontarem irregularidades.


O Governo do Estado abriu um grupo de trabalho (GT) multidisciplinar e interinstitucional que irá informar o que foi avaliado em dezembro próximo.


Parcerias com o campus Fortaleza do ITA


Perez também compartilhou que realizou reuniões com representantes da Força Aérea Brasileira com vistas a criar parceria com o campus Fortaleza do ITA, que também está em obras. Os equipamentos serão vizinhos.


Como o centro pode criar até 12.500 empregos diretos, o ITA naturalmente poderá suprir mão de obra de engenharia para o empreendimento.


Logística aérea ganhará impulso


Companhias aéreas como a Latam devem evoluir em parcerias de entrega de e-commerce com a gigante Amazon, nacionalmente, algo já realizado, por exemplo, entre Gol e Mercado Livre, com aeronaves que operam em Fortaleza.


Em painel realizado na Expolog, nesta quinta, 27/11, no Centro de Eventos, para anunciar a homologação do Terminal de Cargas (Teca) de Fortaleza para cargas internacionais de remessa rápida, representantes da Air France Cargo e Latam Cargo estiveram presentes.


O centro logístico terá movimentação principal de cargas domésticas/nacionais, mas deve atingir elevados números de cargas internacionais com a homologação do Teca.


Fonte: Diário do Nordeste



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.