15/10/2025

Automação aduaneira da Multilog reduz em 75% o tempo médio de liberação de cargas

 Automação aduaneira da Multilog reduz em 75% o tempo médio de liberação de cargas



A Multilog reduziu em 75% o tempo médio de liberação de cargas em seus recintos alfandegados com a implantação da Automação da Averbação de Declaração de Importação (DI). A iniciativa marcou um avanço importante na modernização das operações e faz parte do processo de transformação digital da companhia, que vem aprimorando seus procedimentos no comércio exterior brasileiro.


Com a automação, o tempo médio de liberação das cargas passou de cerca de duas horas para menos de 30 minutos, o que representou uma economia estimada em R$ 1,5 milhão apenas em tempo de pessoal no último ano. O uso da tecnologia também contribuiu para a padronização nacional dos processos, maior escalabilidade operacional, redução de custos e eliminação de deslocamentos desnecessários.


De acordo com a empresa, os ganhos alcançados se estendem às importadoras, que passaram a ter custos menores de armazenagem e deslocamento de caminhões, além de mais transparência, previsibilidade e agilidade nos trâmites. Para a Receita Federal do Brasil (RFB), o sistema trouxe mais confiabilidade e rastreabilidade das informações, reduziu inconsistências e consultas manuais e melhorou o compliance aduaneiro.


A RFB participou desde o início do projeto, com alinhamentos técnicos e operacionais, para garantir que a automação respeitasse todas as exigências legais e fiscais. Assim, todas as etapas — desde a recepção da DI e validações documentais até as liberações e entregas — passaram a ocorrer automaticamente, com padronização nacional, visibilidade total para o cliente e notificações automatizadas.


Segundo Leonardo Moura, gerente de TI da Multilog, “a Multilog é píoneira no Brasil no processo de automação completa, e em escala nacional. A Automação da Averbação de DI modernizou a operação da Multilog e elevou o padrão de eficiência do comércio exterior nacional, trazendo benefícios concretos para a Receita Federal, os clientes e o mercado”.


O processo de digitalização da averbação de DI começou em 2016, quando apenas etapas básicas, como a validação do status do documento aduaneiro, foram automatizadas. No entanto, ainda eram necessárias ações manuais em processos como conhecimento/Siscarga, notas fiscais, pagamentos de impostos e entregas. Em 2024, a companhia concluiu a automação completa de ponta a ponta, abrangendo desde a recepção do documento até a entrega da mercadoria.


Antes da automação, o procedimento era manual e descentralizado, com validações de documentos e pagamentos feitas individualmente, o que resultava em um SLA médio de duas horas por DI. O projeto foi desenvolvido internamente e levou cerca de seis meses, entre a fase de planejamento e a entrada em operação nas primeiras unidades alfandegadas.


Moura destaca que o diferencial da solução está na integração total com os sistemas internos Genius e SARA, permitindo a orquestração completa do processo aduaneiro. A Multilog foi uma das empresas reconhecidas no Comex Tech Fórum 2025, evento que destacou iniciativas de transformação digital no setor de comércio exterior. A companhia também figura entre as premiadas no IT Forum 100+ Inovadoras e no TOTVS Brasil que Faz 2025, pela atuação em inovação logística e automação aduaneira.


Fonte: Logweb



Notícias Relacionadas
 Integração multimodal abre caminho para logística mais eficiente e sustentável

27/02/2026

Integração multimodal abre caminho para logística mais eficiente e sustentável

O avanço da multimodalidade voltou ao radar do setor logístico brasileiro. O Ministério dos Transportes prevê que 2026 será um ano decisivo para a reconfiguração da matriz logística, com (...)

Leia mais
 DP World inaugura escritório administrativo de 1.500 m² em Santos

27/02/2026

DP World inaugura escritório administrativo de 1.500 m² em Santos

A DP World inaugurou um novo escritório administrativo em Santos (SP), ampliando sua estrutura corporativa na cidade que concentra parte relevante de suas operações logísticas no país. A (...)

Leia mais
 Custos logísticos no Brasil atingem 15,5% do PIB em 2025, aponta estudo do ILOS

26/02/2026

Custos logísticos no Brasil atingem 15,5% do PIB em 2025, aponta estudo do ILOS

Os custos logísticos no Brasil consumiram 15,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, segundo o estudo anual “Custos Logísticos e o Impacto nas Empresas Brasileiras”, desenvolvido há m (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.