07/06/2024

Benefícios da Indústria 4.0 em logística e transporte



João Paulo JP Fonseca, UPS SCS Brasil Country Manager


Muito se ouve falar sobre a indústria 4.0. A quarta revolução industrial mudou a forma com que fazemos coisas simples do dia a dia e principalmente a produção e o controle de informações nas indústrias. De acordo com o Monitor da Indústria 4.0 o mercado da indústria 4.0 pode chegar a US$5,62 bilhões no Brasil até 2028. Na logística não poderia ser diferente, em um ramo tão complexo, a tecnologia se tornou uma ferramenta de redução de custos e de gerenciamento ágil.


Falando sobre a rotina da logística através dessas novas ferramentas e técnicas, posso começar citando o blockchain, que possibilita o armazenamento de grandes quantidades de dados de forma segura em um segmento com tantas informações sigilosas, e também o Big Data, que permite a visualização, armazenamento e análise de dados, com insights significativos para tomadas de decisões mais estratégicas. Podendo ser usado por exemplo, no gerenciamento de grandes estoques de forma mais simples e segura, otimizando a gestão e o controle, trazendo padrões de demandas, históricos, sazonalidade, entre outros fatores.


Já o RPA – Robotic Process Automation, permite através de robôs de software automatizar processos que antes eram realizados por pessoas, o que garante maior assertividade na atividade (reduzindo erros humanos), e permite que a empresa utilize estes funcionários para realizar funções mais estratégicas.


Outra característica muito relevante nessa nova indústria, é a integração de sistemas, que auxilia principalmente em provedores logísticos que trabalham com muitos modais, pois a integração permite unificar diferentes sistemas, facilitando a troca de informações e fornecendo para a empresa um olhar abrangente sobre o seu negócio.


Para finalizar minha reflexão, gostaria de citar um exemplo prático de um serviço que estamos lançando na UPS para facilitar o processo logístico de entregas críticas - A Torre de controle UPS.


A Torre de Controle é basicamente uma sala de sistemas que permite o rastreamento de entregas com envio no mesmo dia (críticas) em tempo real. Através da internet e do sistema de GPS, o cliente pode visualizar sua mercadoria em tempo real através de seu smartfone, e nossa equipe consegue monitorar e obter insights valiosos para ter uma ação rápida em contratempos e desvios de rota, oferecendo maior segurança e agilidade na cadeia de suprimentos de nossos clientes!


Mas, isso vai muito além de apenas visualizar a localização. Esse sistema consegue analisar dados e captar padrões para poder otimizar rotas e recursos, diminuindo o gasto de combustível, que permite a redução de custos e ajuda a minimizar o impacto ambiental.


E esse é apenas mais um exemplo do que a indústria da tecnologia pode nos proporcionar, e acredito que teremos cada vez mais inovações para diversos setores. Precisamos apenas nos atentar em como trazer essas mudanças para o nosso ramo, de forma segura e sempre pensando nos benefícios para nossas pessoas e clientes!



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.