19/09/2023

Black Friday 2023 promete impulsionar setor logístico

 Black Friday 2023 promete impulsionar setor logístico



Sinônimo de grandes promoções, a Black Friday – que neste ano acontecerá em 24 de novembro – já se caracterizou como um dos movimentos mais esperados, tanto pelo comércio quanto pelo público. Pesquisa apresentada neste mês pela startup brasileira Méliuz mostra que 95,2% dos entrevistados estão dispostos a aproveitar a data para fazer compras em 2023. O número é 4% maior do que em 2022, considerando ainda que apenas 66% desses usuários afirmam ter comprado na Black Friday, do ano passado.


Nesta edição da Black Friday, espera-se que 32% das pessoas gastem mais de R$ 1 mil. Entre os que não buscam por algum produto de desejo, 18,3% querem substituir itens mais antigos ou repor os que deixaram de funcionar; 8,1% pretendem antecipar os presentes para o Natal e 7,9% estocarão produtos de uso recorrente. Eletrônicos e Informática (49,2%). Eletrodomésticos e eletroportáteis figuram como foco (44,8%), seguido por roupas (30,8%); acessórios e calçados (27,7%) e perfumes e cosméticos (21,5%).


Com mais de dois meses, o setor logístico já intensifica a preparação para a data. A IBL Logística – empresa instalada em Guarulhos (SP), que atua na área de transporte, distribuição e armazenamento de cargas – é um exemplo. A companhia estima que a Black Friday poderá garantir um aumento nas vendas de 15% a 20% em comparação ao mesmo período do ano passado. “Há uma excelente expectativa de crescimento. As projeções indicam uma elevação nas vendas em relação aos anos anteriores e estamos confiantes de que a data será de ritmo intenso”, diz a gerente comercial do setor Eletrônico da IBL Logística, Andreia Bonetti.


Geração de empregos – A ascensão do comércio eletrônico se tornou ainda mais notável desde o início da pandemia, com cerca de 91% dos brasileiros optando por compras online em detrimento das lojas físicas. Diante desse aumento exponencial da demanda, o setor de logística precisou se reinventar por meio de novos investimentos. Para atender a demanda, a empresa se prepara para novas contratações, como assistentes para SACs, motoristas especializados em entregas para e-commerce, entre outras funções dentro da operação. 


“A transformação na indústria logística está conduzindo a expansão de nossa equipe, com a incorporação de novos colaboradores especializados. Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes e, diante disso, a agilidade na reposição de mercadorias se torna fundamental para atender às necessidades dos principais varejistas”, ressalta Andreia.



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.