29/06/2021

Correios inicia operação de logística entre portos no Brasil

 Correios inicia operação de logística entre portos no Brasil


Os Correios começaram, neste mês de junho, o piloto de transporte por cabotagem marítima, a navegação entre portos do país. Cerca de 430 toneladas de material do Programa Nacional do Livro Didático – FNDE/Ministério da Educação foram postadas. O primeiro desembarque de parte da carga ocorreu na quarta-feira (23), em Salvador (BA).

Segundo os Correios, os cargueiros estão em navegação pela costa brasileira, para também realizar o desembarque nos portos de Suape (PE), Mucuripe (CE) e Manaus (AM). Esta operação marca o ingresso da empresa nessa modalidade de transporte.

A logística consistiu na coleta da carga nas instalações das editoras/gráficas, localizadas em São Paulo, e o deslocamento ao porto de Santos (SP). Após o desembarque nos portos brasileiros, a carga será disponibilizada aos centros logísticos dos Correios em cada capital e redistribuída para entrega às escolas e secretarias de educação.

Ainda de acordo com a estatal, o modal marítimo oferece várias oportunidades, tais como: maior segurança da carga – com diminuição dos índices de avarias e delitos –, redução de custos operacionais, além de ganhos de eficiência energética, ambiental e geoeconômica.

Segundo o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro, a estatal avaliará a performance e a possibilidade de ampliação da modalidade em outras operações logísticas. “O uso da cabotagem reforça o compromisso dos Correios com a sociedade brasileira e com o meio ambiente. A busca por novos modais de transporte é uma das várias ações em curso na empresa, com foco na sua transformação e modernização”, disse o gestor.\
\
Fonte: Ecommerce Brasil

Notícias Relacionadas
 Rota Bioceânica: desburocratização abre caminho para comércio com a Ásia

21/08/2026

Rota Bioceânica: desburocratização abre caminho para comércio com a Ásia

A construção da Rota Bioceânica, corredor rodoviário de cerca de 3.000 quilômetros que ligará o Brasil aos portos do Oceano Pacífico por meio de Paraguai, Argentina e Chile, é considerad (...)

Leia mais
 ABOL: 14 anos construindo o futuro da logística brasileira

30/07/2026

ABOL: 14 anos construindo o futuro da logística brasileira

Por Marcella Cunha – diretora executiva da ABOLDia 17 julho a Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) completa 14 anos de atuação. A cada virada de ano (...)

Leia mais
 Escassez de motoristas desafia a logística e acelera investimentos em tecnologia

30/07/2026

Escassez de motoristas desafia a logística e acelera investimentos em tecnologia

A escassez de motoristas qualificados já afeta as operações dos Operadores Logísticos (OLs) associados à ABOL. Levantamento realizado pela entidade mostra que a falta de mão de obra espe (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.