03/07/2025

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA

 Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA



A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou nesta segunda-feira (30) os resultados do mercado global de transporte aéreo de carga referentes a maio de 2025. Os dados apontam que a demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs), cresceu 2,2% em comparação a maio de 2024. Para operações internacionais, o crescimento foi de 3,0%.


A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), registrou aumento de 2,0% em relação a maio de 2024, chegando a 2,6% nas operações internacionais.


De acordo com Willie Walsh, diretor geral da IATA, apesar de desafios como a queda de 10,7% no tráfego na rota Ásia-América do Norte, o setor demonstra resiliência. “Mesmo com mudanças nas políticas comerciais dos Estados Unidos, a carga aérea se mostra capaz de atender às necessidades da cadeia de suprimentos, redirecionando ou acelerando entregas com flexibilidade”, afirma.


A produção industrial global em abril cresceu 2,6% em comparação ao mesmo período de 2024, enquanto o volume de carga aérea avançou 6,8%, superando o comércio global de mercadorias, que teve alta de 3,8%.


O preço do combustível de aviação em maio foi 18,8% menor em relação a 2024, e 4,3% abaixo de abril de 2025, o que contribuiu para redução de custos operacionais no setor.


Entretanto, o índice de gerentes de compras (PMI) da manufatura global caiu para 49,1 em maio, indicando retração. O índice de novos pedidos de exportação também apresentou resultado negativo (48), refletindo a pressão das recentes alterações nas políticas comerciais norte-americanas.


Desempenho regional do transporte aéreo de carga em maio de 2025


Ásia-Pacífico: crescimento de 8,3% na demanda, com alta de 5,7% na capacidade. América do Norte: queda de 5,8% na demanda, menor desempenho entre as regiões; capacidade diminuiu 3,2%.


Europa: aumento de 1,6% na demanda, com capacidade subindo 1,5%.


Oriente Médio: crescimento de 3,6% na demanda, enquanto a capacidade avançou 4,2%.


América Latina: aumento de 3,1% na demanda, com alta de 3,5% na capacidade.


África: retração de 2,1% na demanda, embora a capacidade tenha crescido 2,7%.


Mudanças nas rotas comerciais


A redução significativa na rota Ásia-América do Norte era esperada devido à queda do efeito de front-loading e alterações na isenção de produtos de baixo valor para remessas de pequenos pacotes, principalmente do comércio eletrônico. Em contrapartida, outras rotas registraram crescimento expressivo, demonstrando a capacidade do mercado de se reorganizar frente às mudanças.



Fonte: Logweb



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.