18/10/2022

DHL aprimora operações da Braskem em Triunfo e Duque de Caxias

 DHL aprimora operações da Braskem em Triunfo e Duque de Caxias



A DHL Supply Chain desenvolveu um projeto focado na digitalização de alguns processos logísticos e em melhorias no aproveitamento de resíduos para as operações logísticas da Braskem nas plantas de Triunfo (RS) e Duque de Caxias (RJ).


O operador logístico é responsável pela logística in plant das duas regionais, executando o ensaque do polietileno e polipropileno. As mudanças proporcionaram ganhos de eficiência significativos, aprimoramentos na área de segurança do trabalho e melhor coleta e acondicionamento de resíduos. Por mês, são expedidas mais de 252 mil toneladas, com um fluxo de cerca de 400 veículos por dia.


"O polietileno e polipropileno são resinas termoplásticas bases para vários produtos, inclusive na área de saúde. Por seu caráter essencial, essa produção é contínua, assim como o ensaque, sendo, portanto, uma área com grande criticidade. Por isso, junto ao cliente, realizamos investimentos a fim de tornar as operações logísticas ainda mais robustas, garantindo também um maior controle e agilidade. Ao mesmo tempo, aprimoramos a área de segurança do trabalho, bastante importante pela natureza da indústria química, com novos procedimentos e tecnologias”, conta Fabiano Santos, gerente geral de Operações da DHL Supply Chain.


“A DHL vem demonstrando total alinhamento com as prioridades da Braskem, como indústria 4.0 e descarbonização. As ações implantadas nas operações logísticas da Braskem estão trazendo ganhos importantes e impactos positivos. Exemplo disso foi a implantação de empilhadeiras e equipamentos elétricos nas movimentações de carga, trazendo uma grande redução de emissão de CO2. Além dessa redução de impacto para o meio ambiente, essa tecnologia nos trouxe ganhos operacionais e de segurança”, comenta Ricardo Martins da Silva, gerente de Logística da Braskem.


Operação 


O trabalho da DHL Supply Chain abrange a recepção do polietileno e do polipropileno, alimentação da linha de ensaque com embalagens, acompanhamento e calibragem dos maquinários utilizados, manutenção de equipamentos, picking para armazenagem e controle de estoque. A companhia também faz a limpeza e a recuperação dos resíduos desse processo, que voltam à linha de produção.


Para aprimorar essas atividades, a DHL digitalizou processos antes realizados por meio de documentos impressos, passou a utilizar um Power BI para a gestão de produtividade da equipe, adotou a tecnologia RPA para automatização de processos burocráticos repetitivos (como emissão de relatórios de performance) e implementou um sistema de inteligência artificial para conferir maior segurança aos colaboradores.


Destaque também para a implantação de solução mobile ara a gestão de entrada e saída de caminhões nos pátios nas plantas industriais. Denominada Maestro, a solução reduz o tempo de espera dos motoristas para carga e descarga, dando mais visibilidade e controle a esse fluxo. O motorista baixa em seu smartphone um aplicativo no qual faz, de forma autônoma, seu cadastro e, a partir disso, a DHL tem a confirmação de chegada e da localização no pátio, passando as instruções de movimentação de forma remota e individualizada. A Braskem também tem visibilidade de todo o processo, incluindo indicadores de desempenho, em um dashboard especial e em real time.


Na área de sustentabilidade, a DHL Supply Chain passou a utilizar carrinhos varredores e aspiradores de alta potência para recuperar resíduos do processo de ensacagem. “Aqui temos um duplo ganho: reduzimos os resíduos e, portanto, o impacto ambiental dessa operação. E temos um aproveitamento maior da produção, ainda mais considerando que a demanda pelos insumos continua em alta”, ressalta Santos.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.