07/01/2025

DHL e Green Eletron otimizam logística reversa de eletrônicos com nova operação

 DHL e Green Eletron otimizam logística reversa de eletrônicos com nova operação



A DHL Supply Chain redesenhou a operação logística da Green Eletron, reduzindo em um terço as viagens e os custos associados à coleta e reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas. O novo modelo operacional, iniciado na cidade de São Paulo, será expandido para outras regiões do país. A iniciativa está alinhada com a meta da Lei 10.240/2020, que exige o aumento do percentual de eletrônicos reciclados de 12% para 17% até 2025. Em 2023, a Green Eletron reciclou mais de 4,2 mil toneladas de eletrônicos e 160 toneladas de pilhas.


Segundo a empresa, o novo formato possui uma operação dedicada com coletas em 40 pontos de descarte da Green Eletron em São Paulo percorridos de forma periódica. Os veículos utilizados terão uma plataforma para facilitar o carregamento. Os equipamentos descartados são levados então ao centro de distribuição da DHL em Barueri, onde são armazenados temporariamente até sua entrega consolidada aos operadores de manufatura reversa/recicladores homologados pela Green Eletron.


Para o diretor de Operações da DHL Supply Chain, Deividy Martins, o projeto tem um caráter duplamente sustentável. “Primeiro, garante que os equipamentos eletrônicos sejam corretamente descartados, conforme a Lei 12.305/2010. Segundo, pois reduziu o número de viagens. Este projeto evidencia também como a logística pode agregar valor aos negócios”, disse.


O gerente de processos LLP da DHL Supply Chain, Vinícius Viegas Lima, explicou que a estratégia logística foi desenhada para otimizar a coleta e a gestão de resíduos eletrônicos. O enfoque esteve na proposta de soluções que melhoraram a eficiência da cadeia logística, assegurando conformidade regulatória e alinhamento com as melhores práticas de mercado. Por meio desta parceria, contribuímos para a criação de uma operação mais inovadora e eficaz, atendendo tanto aos objetivos de expansão da Green Eletron quanto às demandas crescentes do setor dentro da DHL”, ressaltou.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 Integração multimodal abre caminho para logística mais eficiente e sustentável

27/02/2026

Integração multimodal abre caminho para logística mais eficiente e sustentável

O avanço da multimodalidade voltou ao radar do setor logístico brasileiro. O Ministério dos Transportes prevê que 2026 será um ano decisivo para a reconfiguração da matriz logística, com (...)

Leia mais
 DP World inaugura escritório administrativo de 1.500 m² em Santos

27/02/2026

DP World inaugura escritório administrativo de 1.500 m² em Santos

A DP World inaugurou um novo escritório administrativo em Santos (SP), ampliando sua estrutura corporativa na cidade que concentra parte relevante de suas operações logísticas no país. A (...)

Leia mais
 Custos logísticos no Brasil atingem 15,5% do PIB em 2025, aponta estudo do ILOS

26/02/2026

Custos logísticos no Brasil atingem 15,5% do PIB em 2025, aponta estudo do ILOS

Os custos logísticos no Brasil consumiram 15,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, segundo o estudo anual “Custos Logísticos e o Impacto nas Empresas Brasileiras”, desenvolvido há m (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.