30/10/2020

Eduardo Nery é nomeado diretor-geral da Antaq

 Eduardo Nery é nomeado diretor-geral da Antaq


Nery ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Mário Povia encerrado em fevereiro deste ano. Mandato do novo diretor-geral se encerra em 18 de fevereiro de 2025

O presidente Jair Bolsonaro nomeou Eduardo Nery Machado filho para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Nery ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Mário Povia encerrado em fevereiro deste ano. Desde então, o diretor Franviscal Mendes está como diretor-geral substituto. O mandato do novo diretor-geral se encerra em 18 de fevereiro de 2025. O decreto com a nomeação foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29).

Eduardo Nery é engenheiro civil, com pós-graduação em Auditoria de Obras e em Orçamento Público. Há 20 anos, ele faz parte dos quadros do Tribunal de Contas da União (TCU), sendo 12 na área de infraestrutura, cinco deles atuando como secretário de fiscalização. Desde 2014, ocupa cargo de chefe da assessoria de ministros do TCU, onde atuou na revisão técnica em processos de desestatização do setor de infraestrutura.

Além de Nery, o governo indicou o nome de Flávia Morais Lopes Takafashi, cotada para a vaga de diretora da agência que será aberta em fevereiro de 2021, quando Mendes encerrar seu mandato. A indicação de Flávia, porém, ainda não foi apreciada pela comissão de serviços de infraestrutura (CI) do Senado. Atualmente, ela é diretora de gestão de contratos do Ministério da Infraestrutura, na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA). Já a cadeira ocupada por Adalberto Tokarski na diretoria da agência tem mandato vigente até fevereiro de 2022.

ROD cancelada — Em razão da nomeação do novo diretor-geral e das mudanças institucionais decorrentes, a 489ª reunião ordinária de diretoria, que seria realizada por videoconferência na tarde desta quinta-feira (29), foi cancelada. Ainda não há previsão sobre a nova data.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Migração do processo de importação para a DUIMP requer cuidado com o registro antecipado, alerta a Multilog

20/01/2026

Migração do processo de importação para a DUIMP requer cuidado com o registro antecipado, alerta a Multilog

A implantação da DUIMP (Declaração Única de Importação) está ocorrendo de forma gradual, com fases de obrigatoriedade por modal de transporte e com fundamento legal. Começou em novembro (...)

Leia mais
 DHL Supply Chain compra 75 caminhões da Mercedes-Benz no Brasil

20/01/2026

DHL Supply Chain compra 75 caminhões da Mercedes-Benz no Brasil

A DHL Supply Chain, empresa do DHL Group e líder em armazenagem e distribuição, ampliou e renovou sua frota própria no Brasil com a aquisição de 75 caminhões Mercedes-Benz. A operação co (...)

Leia mais
 Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

19/01/2026

Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

O Porto de Santos encerrou 2025 com um novo recorde histórico de movimentação de cargas, alcançando 186,4 milhões de toneladas, consolidando-se como o principal hub logístico do país e u (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.