09/11/2022

Egito e Bélgica anunciam acordo de parceria para construir um hub de hidrogênio verde

 Egito e Bélgica anunciam acordo de parceria para construir um hub de hidrogênio verde



Os governos do Egito e da Bélgica e empresas de ambas as nações anunciaram um acordo de parceria para a construção do primeiro hub de hidrogênio verde do Egito e o transporte do produto para o porto de Antuérpia-Bruges, na Bélgica.


O acordo assinado entre os governos, as empresas belgas DEME e Fluxys, o Porto de Antuérpia-Bruges e a Gharably Integrated Engineering Company (GIECO) do Egito foi anunciado segunda-feira (7) na COP 27, em Sharm El Sheikh, no Egito.


O projeto de hidrogênio Ras Garboub incluirá a instalação de um eletrolisador de 500 megawatts, que será ligado a um grande campo de painéis solares e um parque eólico terrestre que deverá produzir 1,7 gigawatts de energia verde.


As partes do acordo disseram que o hidrogênio verde será convertido em um transportador de energia adequado, como amônia verde, e enviado para o porto de Antuérpia-Bruges, onde será usado como matéria-prima para a indústria química.


O projeto deve criar mais de 2.000 empregos no Egito, e os dois países disseram que cada um contribuirá para o desenvolvimento de conhecimento, parceiros industriais, logística, financiamento e regulamentos.


O Egito pretende mais que dobrar sua produção de energia renovável em pouco mais de uma década. “Mais de 20% de nossa energia hoje é de fontes renováveis e nosso objetivo é aumentar isso para 45% até 2035”, disse Moustafa Madbouly, primeiro-ministro do Egito, em seu discurso na COP 27.


Luc Vandenbulcke, diretor executivo da DEME, disse que o projeto ajudará a Bélgica a cumprir suas metas de importação de hidrogênio. “A Bélgica precisará importar 20 terawatts (TW) horas de hidrogênio verde ou derivados até 2030, e este projeto acomodará uma parte significativa disso”, afirmou ele.


Em termos de infraestrutura de hidrogênio, a Bélgica deve estar em uma boa posição, segundo palestrantes da COP27, onde o acordo foi anunciado. “Temos nossos portos para a importação de hidrogênio, temos um mercado enorme com o cluster químico industrial existente [na Bélgica]”, disse Pascal De Buck, diretor executivo da Fluxys.


“Além disso, a Fluxys possui infraestrutura existente para conexão com consumidores e países vizinhos e temos a ambição de desenvolver capacidade de gasoduto para 30 terawatts-hora até 2030”, acrescentou.


O Egito está atualmente negociando um acordo mais amplo de hidrogênio com a União Europeia (UE). O primeiro-ministro do país disse estar pronto para aproveitar sua capacidade de geração de energia renovável e do crescente interesse global pelo hidrogênio verde.


“O hidrogênio verde é um dos principais pilares para o Egito alcançar a sustentabilidade. Trabalhamos muito no hidrogênio verde e assinamos uma série de memorandos de entendimento com os parceiros. Esperamos transformá-los em acordos e contratos nos próximos meses”, disse Moustafa Madbouly.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.