28/05/2021

Estudos mostram potencial para ampliar modal aquaviário na matriz de Estudos mostram potencial para ampliar modal aquaviário na matriz de

 Estudos mostram potencial para ampliar modal aquaviário na matriz de Estudos mostram potencial para ampliar modal aquaviário na matriz de


A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) registrou elevações de 20,7% do indicador TKU para o transporte via navegação interior e de 6% na cabotagem em 2019, na comparação com o ano anterior. Considerando todo o transporte aquaviário, o crescimento no período foi de 8,5%. O estudo apresentado pela agência indica a segurança do abastecimento de energia devido ao transporte de petróleo e combustíveis, além do crescimento constante do transporte de carga conteinerizada.

O gerente de desenvolvimento de estudos, José Gonçalves Moreira Neto, disse que a participação do modal aquaviário (cabotagem e navegação interior) ainda é relativamente baixa na matriz brasileira de transportes, considerando estudos de diferentes fontes e anos.

Dados de 2018 indicavam que a soma do transporte hidroviário e cabotagem representavam uma fatia de 11% da matriz. Neto ressaltou que o cenário demonstra a utilidade do TKU para o monitoramento do uso do modal aquaviário. "Percebemos os tipos de cargas movimentados e a importância relativa de cada um. O detalhamento do fluxo de transporte ‘para/de’ permite fazer o mapeamento e traçar caminhos utilizados para escoamento das cargas para interligação dos mercados produtores. É interessante do ponto de vista logístico do país", afirmou Neto, na última quarta-feira (26), durante o lançamento do estudo 'Raio-X do Transporte de Cargas'.

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, acrescentou que a atualização da estimativa da demanda de carga nos principais corredores aquaviários por meio do indicador TKU é importante para fomentar políticas públicas. O estudo trouxe o avanço da movimentação de grãos no Arco Norte e da movimentação de granéis líquidos. “O estudo estimula o incremento à multimodalidade e o equilíbrio da matriz de transportes. O desenvolvimento de vias interiores e da cabotagem são fundamentais para isso”, afirmou Nery.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

19/01/2026

Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

O Porto de Santos encerrou 2025 com um novo recorde histórico de movimentação de cargas, alcançando 186,4 milhões de toneladas, consolidando-se como o principal hub logístico do país e u (...)

Leia mais
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.