26/11/2020

Governo apresenta na próxima semana plano de vacinação da Covid-19

 Governo apresenta na próxima semana plano de vacinação da Covid-19


O Ministério da Saúde pretende entregar até o final da próxima semana aos Estados e municípios o plano de vacinação para a Covid-19, que deve prever uma campanha nacional, inicialmente direcionada a grupos prioritários como profissionais de saúde, idosos e pessoas com comorbidades, a partir de janeiro de 2021.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do grupo sobre vacinas do Fórum de Governadores, diz que a expectativa é de que o país tenha, já em janeiro, imunizantes para 40 milhões de pessoas, o que seria o suficiente para cobrir os grupos prioritários, contando todas as propostas hoje existentes das vacinas em estágio mais avançado.

“Seriam 40 milhões de doses da produção do Butantan (que trabalha com a vacina chinesa Coronavac). A Fiocruz diz que para fevereiro de 2021 teria previsão de entrega de outros 40 milhões de doses (da vacina AstraZeneca/Oxford)”, explicou à Reuters.

A distribuição das vacinas deve seguir a logística do Plano Nacional de Imunizações, com o material sendo distribuído aos Estados por caminhões, nesse caso, refrigerados, mas podendo ser usados aviões e barcos no caso de municípios isolados, especialmente na região da Amazônia.

Segundo a Reuters, documento do Ministério da Saúde aponta que todos os Estados brasileiros têm “redes de frio” que possibilitam o armazenamento em -20 graus Celsius, o que resolve o armazenamento da maior parte dos imunizantes. A exceção seria a vacina da Pfizer, que precisa de armazenamento em -70 graus. O ministério ainda estuda o que é possível fazer, caso o governo federal venha a adquirir essa vacina, que é hoje uma das mais adiantadas em pesquisa.

A intenção é que todos os Estados recebem as vacinas de forma simultânea. Está sendo analisada a possibilidade de que locais com um surto tenham prioridade, mas os governadores defendem um início conjunto da campanha para todos.

Fonte: Reuters

Notícias Relacionadas
 JSL abre vagas para formação de motoristas e incentiva mulheres ao volante

23/06/2026

JSL abre vagas para formação de motoristas e incentiva mulheres ao volante

Com o objetivo de qualificar novos profissionais e ampliar a participação feminina dentro do setor, a JSL – empresa com o maior e mais completo portfólio de serviços logísticos do país, (...)

Leia mais
 As Ousadas Iniciativas de IA da UPS Melhoram Produtos, Serviços e a Experiência do Cliente

22/06/2026

As Ousadas Iniciativas de IA da UPS Melhoram Produtos, Serviços e a Experiência do Cliente

Há mais de três anos, a UPS (NYSE: UPS) implanta estrategicamente IA para transformar a logística global. Hoje, a empresa está detalhando soluções baseadas em IA que combinam a experiênc (...)

Leia mais
 Copa do Mundo e festas juninas aceleram negócios da JSL

22/06/2026

Copa do Mundo e festas juninas aceleram negócios da JSL

A JSL, empresa brasileira de serviços logísticos, projeta um aumento de até 30% no volume de produtos movimentados em junho contra maio, informou a companhia à coluna nesta sexta-feira, (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.