27/09/2022

Guerra evidenciou que país precisa aumentar produção de óleo diesel e GLP, diz ANP

 Guerra evidenciou que país precisa aumentar produção de óleo diesel e GLP, diz ANP



Superintendente de distribuição e logística da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rubens Cerqueira Freitas disse nessa segunda-feira (26) que o país precisa atrair investimentos em produção de óleo diesel S-10 e de gás liquefeito de petróleo (GLP). São combustíveis cuja produção nacional não atende a toda a demanda e requerem importação.


Segundo ele, que participa de painel no primeiro dia da Rio Oil & Gas, o país é o quarto maior consumidor de combustíveis no mundo, e um dos desafios é chegar à autossuficiência nesses derivados, especialmente num cenário de guerra. O conflito entre Rússia e Ucrânia evidenciou a dependência dos países de combustíveis importados.


A importação de diesel corresponde a aproximadamente um terço da demanda nacional, destacou Freitas. Ele observou que a ANP tem uma agenda regulatória que prevê regulamentação de itens como a importação de biodiesel para complementar a oferta nacional.


Brasil requer estoques compatíveis com seu PIB, diz superintendente


O Brasil precisa ter estoques de combustíveis de porte compatível ao de países com Produto Interno Bruto (PIB) e demanda semelhantes, disse Cerqueira Freitas. Ele destacou que a Europa possui estoques para atender à demanda de 60 dias, e que o Brasil não tem capacidade para atender em situações como a atual.


Freitas salientou que até há algum tempo a Petrobras conseguia remanejar a produção de diesel de regiões diferentes para atender a eventuais riscos regionais de desabastecimento, mas que esse caminho será mais difícil com a política de desinvestimentos da estatal.


O superintendente da ANP ponderou ainda que a formação de estoques requer cuidado. Observou, contudo, que os investimentos são necessários dados os riscos de novos episódios de desabastecimento.


Freitas afirmou que o país conseguiu passar pela crise causada pela guerra na Ucrânia, mas um bloqueio eventual de suprimento de diesel no mercado externo seria um problema grave. A falta de diesel, que é altamente demandado pelo agronegócio, por exemplo, traria prejuízos incalculáveis para a economia brasileira.


Monitoramento diário de estoques deve começar em novembro


O monitoramento diário dos estoques de combustíveis deve começar no início de novembro, disse Cerqueira Freitas. A medida ainda está em fase de ajustes e visa acompanhar o atendimento dos combustíveis, especialmente de óleo diesel, diante da demanda crescente e de uma oferta cada vez mais apertada por causa da guerra na Ucrânia.


Atualmente, o Brasil conta com uma mesa de monitoramento criada pelo governo e que reúne os principais agentes do mercado de combustíveis para tentar antecipar eventuais déficits de fornecimento. Esse monitoramento deve ter como base a fixação de uma meta de estoque mínimo de combustíveis para atendimento ao mercado com segurança.


Na avaliação de Valéria Lima, diretora de downstream do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), mais importante do que estabelecer a meta ou fazer o monitoramento diário, é saber qual será o uso que será feito dessa informação.


Isso porque, no atual contexto, a construção de novas refinarias de petróleo requer altos investimentos com prazo longo de retorno, o que se torna mais difícil diante de uma "janela curta" de transição energética, com entrada de combustíveis renováveis no mercado.


Ela destacou a chegada de biorrefinarias, para processamento de combustíveis verdes, o que requer um acompanhamento de como a oferta complementará a demanda interna. Salientou ainda que a meta de autossuficiência não se sustenta com o crescimento esperado da adoção de combustíveis verdes, sendo mais viável buscar conciliar atendimento com a oferta interna e a importação.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.