28/10/2022

Institute for Business Value divulga pesquisa com líderes de supply chain

 Institute for Business Value divulga pesquisa com líderes de supply chain



O Institute for Business Value (IBM IBV) divulgou um novo estudo, intitulado Own Your Transformation, que apontou que 67% dos líderes brasileiros de supply chain colocam a infraestrutura de tecnologia como o principal desafio das empresas nos próximos dois a três anos. Trata-se do maior percentual entre os mais de 35 países que participaram da pesquisa. Além disso, 53% desses executivos brasileiros responderam às interrupções na cadeia de suprimentos introduzindo novas tecnologias, como automação.


Outro ponto destacado é que no Brasil sustentabilidade é tanto um desafio como uma força que impulsiona a mudança para esses líderes. 36% colocam a sustentabilidade em sua lista de prioridade e 40% veem como um dos maiores desafios para os próximos 3 anos. 42% disseram que acreditam que seus investimentos em sustentabilidade acelerarão o crescimento dos negócios e relatam experimentar a pressão mais direta para a transparência desse tema por investidores e membros do conselho (56%) e clientes (53%).


A pesquisa do IBV contou com a participação de 1.500 Chief Supply Chain Officers (CSCOs) de todo o mundo.


Pontos de atenção


O estudo vislumbra um cenário de transformação do setor no Brasil ao apontar que 60% dos executivos brasileiros entrevistados estão utilizando abordagens preditivas nas operações da cadeia de suprimentos como forma de gerenciar riscos, além de 49% dos entrevistados confirmarem que estão acelerando investimentos.


Nestes dois quesitos, os números do Brasil são superiores à média da América Latina, o que evidencia, de acordo com o IBM IBV, uma atenção das empresas do país na transformação digital em Supply Chain. Vale ressaltar que a inteligência artificial (IA) e machine learning (49%) e nuvem híbrida (40%) são as tecnologias apresentadas na pesquisa que os líderes acreditam que mais auxiliarão nos resultados da organização das cadeias de suprimentos no País no próximo triênio.


“Em geral, o estudo revela que os líderes de supply chain estão repensando suas operações com base nos desafios que enfrentaram no pico da pandemia de Covid-19 e também por questões relacionadas à inflação, mudanças climáticas e eventos geopolíticos. A grande maioria está aumentando os investimentos para transformar seus fluxos de trabalho com automação e IA e se aliando ao ecossistema para ser mais sustentável e gerar uma experiência mais satisfatória para os consumidores”, explica o Head de IBM Consulting no Brasil, Marco Kalil.


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.