17/03/2021

Logística é o elo físico da experiência, diz diretor do Mercado Livre

 Logística é o elo físico da experiência, diz diretor do Mercado Livre


Se tem algo que ninguém pode negar é que as vendas pela internet cresceram em níveis nunca antes vistos, graças, principalmente, à pandemia. Mas para que todas as compras possam ser entregues, é preciso de uma logística muito bem pensada e organizada. O Brasil é um país continental e com diferentes dificuldades em cada região.

Luiz Vergueiro, Diretor de Operações do Mercado Livre, falou no Marketplace Conference 2021, sobre a eficiência logística com foco na experiência do cliente. A grande dúvida de muitos players é como organizar tudo isso na realidade dos marketplaces.

Para Vergueiro, “logística é o elo físico da experiência”. Ou seja, ela é tão importante, que é preciso tempo, dedicação e investimento para que ela possa fluir da melhor maneira possível para os clientes.

Ele contou sobre os processos de logística que passam hoje pelo Mercado Envios, do Mercado Livre. “Tudo o que o consumidor busca está relacionado a prazos de entrega curtos e mais baratos.”, disse Vergueiro. E para chegar nesse patamar, a logística passa a ser o centro da decisão da experiência de compra, segundo o Diretor.

A imagem a seguir mostra como é composto o plano estratégico do MeLi, dividido em duas frentes de trabalho: Estratégias operacionais e Tecnologia.

Plano estratégico para a logística
Na parte operacional, estão os itens logísticos, como veículos, CDs e a estrutura logística. Há também, a definição da malha logística, os objetivos de velocidade e custo de servir, estratégia de ativos e estratégia com as pessoas.

Na parte tecnológica, estão produtos e sistemas para suportar operações, arquitetura e interfaces, recursos necessários e desenvolvimento.

Para esta parte, Vergueiro lembra que é preciso pensar em “quais são todos os produtos que precisam ser desenvolvidos , além da parte tecnológicos e de sistemas para poder suportar essas operações?”. Ele afirma que a logística é investimento de longo prazo na experiência do consumidor.

O profissional diz, ainda, que a eficiência logística é a principal ferramenta para melhorar as vendas de uma empresa e, assim, fazer com que ela tenha credibilidade perante os clientes. Fazer isso acontecer, diariamente, para centenas de milhares de clientes, sem perder de vista a experiência do cliente, é outra coisa.

As empresas precisam garantir, segundo Luiz, recorrência, frequência e precisão para repetir sempre que o cliente precisar, as mesmas condições de excelência da experiência que o cliente quer.

Logística própria
Vergueiro deu como exemplo o avanço da logística própria da companhia.

Se em 2017, apenas 5% da logística era própria do Mercado Livre, em setembro de 2020 chegava a 80% das operações, como mostra o gráfico a seguir.

De acordo com Vergueiro, o Mercado Livre passou a incorporar operações de Last Mile na sua estrutura logística. “Criamos operações por todo o Brasil que recebem os pacotes de Cross Doc e fullfilment para acessar os compradores mais facilmente”, lembra o executivo.

Especificidades do Seller e dos produtos são contempladas por essa malha de entrega da empresa, para oferecer a melhor experiência, segundo Vergueiro.

A empresa está, segundo o Vergueiro, aprendendo a cada dia, ao mesmo tempo que faz o trabalho para melhorar a experiência de compra do consumidor. Atualmente, a empresa tem estrutura logística no Brasil todo e “essa estrutura permite um controle muito maior da execução logística”, conclui.

Notícias Relacionadas
 Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

19/01/2026

Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

O Porto de Santos encerrou 2025 com um novo recorde histórico de movimentação de cargas, alcançando 186,4 milhões de toneladas, consolidando-se como o principal hub logístico do país e u (...)

Leia mais
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.