29/04/2021

"'Maior impacto da indefinição de regras é cautela nos investimentos', "'Maior impacto da indefinição de regras é cautela nos investimentos',

 "'Maior impacto da indefinição de regras é cautela nos investimentos', "'Maior impacto da indefinição de regras é cautela nos investimentos',


A Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac) avalia que o maior impacto da indefinição sobre as novas políticas de cabotagem são os investimentos que ficam paralisados. Para a associação, a retirada da urgência do projeto de lei 4.199/2020 (BR do Mar) o equipara à tramitação dos demais PLs que estão no Congresso, ficando sujeito ao interesse dos parlamentares em pautar a matéria.

A leitura é que, sem a urgência, o PL perdeu a garantia de um prazo para tramitação. Além disso, o PL da cabotagem agora tramitará nas comissões temáticas antes de ser apreciado pelo plenário, o que poderá ser feito com audiências públicas que podem demorar a ser agendadas. As empresas brasileiras de navegação (EBNs) associadas à Abac têm consciência de que projetos de lei, às vezes, ficam muitos anos até serem convertidos em lei.

"Como na navegação são investimentos elevados de longo prazo, haverá maior cautela dos investidores, inclusive dos estrangeiros que poderiam tornar-se novos players no modelo atual ou no que viesse a ser aprovado", analisou o diretor-executivo da Abac, Luis Fernando Resano. Ele ponderou que a cabotagem continuará crescendo porque as empresas associadas seguem empenhadas em buscar novos mercados operando nas regras atuais.

Fonte: PortoseNavios

Notícias Relacionadas
 DHL Supply Chain inaugura centros de distribuição para e-commerce em Cajamar (SP) e Brasília (DF)

27/04/2026

DHL Supply Chain inaugura centros de distribuição para e-commerce em Cajamar (SP) e Brasília (DF)

A DHL Supply Chain anunciou a inauguração de dois centros de distribuição voltados a operações de e-commerce, localizados em Cajamar (SP) e Brasília (DF). Os armazéns multicliente integr (...)

Leia mais
 Multilog quer dobrar de tamanho até 2028 com R$ 3 bi em receita

27/04/2026

Multilog quer dobrar de tamanho até 2028 com R$ 3 bi em receita

A Multilog, operadora logística, projeta dobrar de tamanho em três anos com base em crescimento orgânico e reposicionamento de ativos, mas enfrenta um cenário desafiador marcado por garg (...)

Leia mais
 Andreani Logística amplia transparência e revela avanços ESG com 93 projetos

23/04/2026

Andreani Logística amplia transparência e revela avanços ESG com 93 projetos

A Andreani Logística lançou em seu site uma seção dedicada às iniciativas de ESG, reforçando a transparência e o acompanhamento público de suas ações em sustentabilidade. O ambiente reún (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.