20/05/2021

Mato Grosso faz parcerias para melhorar mais de 900 quilômetros de rodovias

 Mato Grosso faz parcerias para melhorar mais de 900 quilômetros de rodovias


O Governo de Mato Grosso assinou recentemente três contratos de concessões de rodovias que envolvem um total de 512,2 quilômetros e R$ 6,7 bilhões em investimentos. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA), os contratos foram firmados com os consórcios privados Via Norte Sul, Via Brasil MT-246 e Rota dos Grãos e têm prazo de duração de 30 anos.

“Em todos os casos, as concessionárias deverão realizar serviços de recuperação da malha rodoviária, além de atendimento ao usuário”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística de MT, Marcelo de Oliveira e Silva. Entre as obras previstas estão recuperação do pavimento, implantação de acostamentos, sinalização, passarelas e baias de ônibus. “Somente a partir do segundo ano de concessão é que os pedágios começarão a ser cobrados”, acrescentou Silva.

De acordo com ele, as rodovias concedidas são essenciais para o escoamento da produção agrícola da região conhecida como Médio-Norte do estado. “Às margens dessas rodovias estão os municípios que são grandes produtores de milho, soja e algodão do nosso estado”, afirmou o secretário.​

PPP SOCIAL\
Nem todas as rodovias atraem interesse comercial. Numa iniciativa inédita, o estado criou Parcerias Público Privadas Sociais. O modelo permite transferir estradas para organizações da sociedade civil.

A administração fechou dois termos de colaboração com a Agrologística, associação de 44 produtores rurais, que preveem a conservação, recuperação e manutenção de 419 quilômetros de rodovias, têm vigência de dez anos e investimentos estimados em R$ 453,2 milhões.

A PPP prevê pedágio, mas como a associação não tem fins lucrativos, o dinheiro é reinvestido na concessão. “Temos as mesmas responsabilidades de uma concessão normal, mas o dinheiro arrecadado no trecho não sai dali”, declarou o diretor presidente da Agrologística, Leonardo Tomczyk.

O investimento inicial será da própria associação, com recursos dos associados, que vão ser reembolsados pelo valores dos pedágios. “Creio que em dois anos conseguiremos fechar esta conta”, disse o executivo.

Fonte: Folha de SP

Notícias Relacionadas
 FedEx amplia operação rodoviária internacional e passa a atender rota entre Brasil e Paraguai

17/06/2026

FedEx amplia operação rodoviária internacional e passa a atender rota entre Brasil e Paraguai

A FedEx ampliou a operação de transporte rodoviário internacional na América do Sul com a inclusão de uma rota entre Brasil e Paraguai. O serviço, denominado South America Road (...)

Leia mais
 JSL abre formação de motoristas em Guarulhos

16/06/2026

JSL abre formação de motoristas em Guarulhos

A JSL abriu inscrições para duas novas turmas de formação profissional em Guarulhos (SP), um dos principais polos logísticos do país. A iniciativa contempla a 20ª edição do Programa Mulh (...)

Leia mais
 Entidades pressionam derrubada de veto que permite cortes em agências reguladoras

16/06/2026

Entidades pressionam derrubada de veto que permite cortes em agências reguladoras

Um grupo de 47 entidades representativas dos setores de infraestrutura, energia, telecomunicações, transportes, saneamento, saúde, indústria e logística divulgou nesta segunda-feira (15) (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.