A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) por executivos da companhia, liderados por Djalma Vilela, presidente da Multilog e responsável pela administração do terminal.
Após vistoriar a área de 550 mil metros quadrados, Vilela afirmou que o cronograma está sendo cumprido. “As obras estão dentro do cronograma. Estamos em pleno andamento da terraplanagem e pavimentação. Em fevereiro iniciaremos a construção dos prédios”, disse o presidente da empresa.
A nova unidade alfandegada concentrará as operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias importadas e exportadas sob controle da Receita Federal. O complexo contará com áreas cobertas para armazenagem e vistoria, câmara fria com docas exclusivas para cargas com controle de temperatura, além de equipamentos como balanças de alta precisão, scanners e sistemas avançados de monitoramento por câmeras.
O projeto prevê ainda gates automatizados de entrada e saída de veículos, inclusive para cargas especiais, com sistemas de pesagem e identificação totalmente integrados, além de uma área dedicada aos motoristas.
A partir de dezembro de 2026, a nova estrutura ampliará em 30% a capacidade do atual Porto Seco de Foz do Iguaçu, hoje o mais movimentado do país e um dos principais hubs logísticos do Mercosul. Em 2025, a unidade registrou a passagem de 215.070 veículos, o maior volume de sua história.
Com a expansão, a Multilog projeta consolidar o terminal como o maior porto seco da América Latina, com capacidade para absorver o crescimento do comércio exterior e com previsão de implantação de um Terminal de Contêineres.
Fonte: Transporte Moderno