19/01/2026

Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

 Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade



O Porto de Santos encerrou 2025 com um novo recorde histórico de movimentação de cargas, alcançando 186,4 milhões de toneladas, consolidando-se como o principal hub logístico do país e um dos mais relevantes do mundo. O resultado reflete o crescimento da atividade portuária nacional, os avanços em eficiência operacional e o fortalecimento do ambiente de investimentos no setor.


Os números confirmam o papel estratégico do porto paulista para o escoamento da produção brasileira, especialmente de granéis sólidos, líquidos e carga conteinerizada, conectando o Brasil aos principais mercados internacionais. Apenas em 2025, Santos respondeu por uma parcela significativa da movimentação portuária nacional, acompanhando o desempenho recorde do sistema portuário brasileiro como um todo, que superou 1,34 bilhão de toneladas no ano.


Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados de Santos refletem uma política consistente de modernização do setor. “Os números do Porto de Santos mostram que o Brasil voltou a investir com planejamento, segurança jurídica e visão de longo prazo. Estamos falando de um porto que bate recordes, amplia sua capacidade e se prepara para receber investimentos estratégicos, como o Tecon Santos 10, que vai transformar a logística de contêineres no país. É mais eficiência, mais competitividade e mais desenvolvimento para o Brasil”, afirmou o ministro.


Além do desempenho operacional, o complexo santista avança em obras e projetos estruturantes. Entre os principais destaques da agenda futura está o leilão do Tecon Santos 10, previsto no programa de concessões do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). O novo terminal de contêineres deve elevar em cerca de 50% a capacidade instalada de movimentação de contêineres do Porto de Santos, posicionando o complexo em um novo patamar de escala, produtividade e atração de grandes rotas marítimas globais.


O empreendimento integra o conjunto de concessões portuárias programadas pelo MPor, que prevê 18 leilões e quatro concessões de canais de acesso nos próximos ciclos, com foco em segurança jurídica, previsibilidade regulatória e estímulo ao investimento privado. No Porto de Santos, além do Tecon 10, estão previstos projetos como a concessão do canal de acesso e outras outorgas estratégicas que fortalecem a logística nacional.


Fonte: MPOR | Foto: Divulgação/Porto de Santos



Notícias Relacionadas
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.